Topo

Fórmula 1

Mercedes testa escapamento "corneta" para aumentar som do motor na F1

Do UOL, em São Paulo

14/05/2014 07h51

A Mercedes começou a testar nesta quarta-feira um novo escapamento desenvolvido para amplificar o ruído dos motores de seus carros. Com formato de uma corneta, a peça faz parte de estudo cuja intenção é apaziguar as críticas sofridas pela nova Fórmula 1 desde a adoção dos motores V6 Turbo, em substituição aos V8.

O responsável por levar a "corneta" à pista nesta quarta, nos testes que estão sendo realizados no circuito de Barcelona, na Espanha, foi o alemão Nico Rosberg. De acordo com o site da revista Autosport, o equipamento ainda precisa de tempo para ajustes até chegar no ponto ideal de amplificação do ruído dos motores.

O formato do novo escapamento gerou piadas nas redes sociais. Uma delas foi postada pelo piloto de testes da Red Bull, Sebastian Buemi, com uma montagem que colocou o ícone musical Louis Armstrong "tocando" a corneta da Mercedes.

Os motores v6 diminuíram o barulho dos modelos e foram contestados por personalidades como o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, e o atual tetracampeão mundial, Sebastian Vettel.

Ecclestone, após o GP do Japão do ano passado, criticou o som dos novos modelos assim que ouviu pela primeira vez. "É tudo muito complicado para o torcedor. E não ter ruído reduz a intensidade do show. O barulho é um elemento importante", afirmou o dirigente.

Vettel, este ano, foi um pouco menos polido e soltou logo um palavrão ao expressão sua opinião sobre os novos motores. "É uma m... Essa é minha opinião e eu acho que dos fãs também. Acho que a Fórmula 1 tem que ser espetacular e o som é uma das coisas mais importantes", disse Vettel.

Fórmula 1