Topo

Fórmula 1

Massa passa por checagem no hospital. Irmão posta foto mostrando piloto bem

Livio Oricchio

Do UOL, em Montreal (Canadá)

08/06/2014 18h14

O delegado médico da FIA para a F1, o inglês Ian Roberts, disse no fim da tarde, no Circuito Gilles Villeneuve, que Felipe Massa está bem, não há suspeita de nenhuma lesão, ortopédica ou neurológica, e que seu deslocamento para o hospital Sacré-Coeur, em Montreal, apenas obedece o padrão de checagem no caso de os pilotos sofrerem desacelerações violentas.

O irmão de Massa, Eduardo, colocou no Instagram uma foto do piloto da Williams, ainda no ambulatório do circuito, passando por exames. Ele ria e fazia sinal de positivo. O seu empresário, o francês Nicolas Todt, disse que Massa está bem, mas frustrado e um tanto revoltado com o ocorrido.
 
"Estou indo agora para o hospital, a fim de acompanhá-lo nos exames. Mas ele não estava nada contente com o fato de Perez (Sergio Perez, da Force India) ter deslocado o carro para a esquerda, por onde ele se aproximava", disse Todt. "Foi uma pena. Felipe estava disputando uma grande corrida e faria muitos pontos hoje."
 
Na 70.ª e última volta do GP do Canadá, havia uma fila de carros, muito próximos, lutado por posições, ainda. Daniel Ricciardo, da Red Bull, o vencedor, liderava, com Nico Rosberg, Mercedes, em segundo, Sebastian Vettel, Red Bull, terceiro, Perez, quarto, e Massa, quinto.
 
Perez estava com problemas de freios, era obrigado a iniciar a frenagem antes do normal. Ao se aproximar da curva 1, em sétima marcha, a cerca de 290 km/h, Massa viu a chance de ultrapassar o mexicano. Perez freou ao redor da placa dos 200 metros, cerca de 70 metros antes do normal, mas para defender sua posição deslocou a Force India cerca de meio metro para a esquerda. 
 
A roda dianteira direita da Williams tocou na traseira da Force India e os dois colidiram em alta velocidade, lançando-os na direção da barreira de pneus.
 
Felipe Nasr, terceiro piloto da Williams, viu o acidente várias vezes na TV. E deu o seu ponto de vista: "O Daniel Ricciardo havia ultrapassado o Perez naquele ponto, a freada da curva 1, era a última volta e o Felipe (Massa) viu que tinha uma boa chance. Mas ao desviar a Force India para a esquerda, não houve como Felipe evitar o choque, havia uma diferença de velocidade grande entre quem está freando e quem está ainda acelerando."
 
Outro piloto brasileiro, Luciano Burti, com passagem pela F1 em 2000 e 2001, com Jaguar e Prost, tem visão bastante semelhante a de Nasr. "Eu interpreto como acidente de corrida, sem culpados. Felizmente o Felipe está bem. O Perez deslocou para a esquerda para se defender e era por onde o Felipe estava passando."
 
A assessoria de imprensa da Williams, através de Sophie Ogg, informou que Massa não regressaria ao circuito hoje. Ele deveria participar da entrevista coletiva às 17h50, uma hora a menos do horário de Brasília. E depois entraria em reunião com os engenheiros. Seu fisioterapeuta deixou o circuito levando a bagagem que os pilotos levam para as provas.
 
A FIA distribuiu comunicado às 17h30 local para também dizer que os dois pilotos haviam sido encaminhados para o hospital, mas que os dois deixaram o cockpit de seus carros por conta própria depois do acidente e não havia nenhum indício de que sofreram lesões.
 

Fórmula 1