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Fórmula 1

Massa lamenta abandono por poder estar no pódio junto do companheiro Bottas

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2014 15h18

Para Felipe Massa, não há dúvida: "Hoje era dia para a Williams ter os dois pilotos no pódio". Foi dessa forma que Massa se manifestou horas depois de encerrado o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, nono do campeonato.

Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu, e Valtteri Bottas, companheiro de Massa, apesar de ter largado em 14.º, recebeu a bandeirada em brilhante segundo lugar. O cada vez melhor Daniel Ricciardo, Red Bull-Renault, ficou em terceiro.

Ainda na primeira volta, Kimi Raikkonen, da Ferrari, 18.º no grid, escapou na curva 5, foi para a área de escape asfaltada, e manteve o carro com aceleração plena. Ao regressar à pista, passou por um degrau no solo, o que lançou a Ferrari F14T para o ar. Ao tocar o asfalto, Raikkonen perdeu o controle e colidiu com violência no guardrail do lado direito da reta que antecede a curva 6.

O choque foi numa velocidade tão elevada, ao redor dos 200 km/h, que a Ferrari atravessou a pista e foi parar do outro lado. Massa acabou envolvido no acidente. "Eu vinha muito próximo do Kamui Kobayashi (Caterham) e quando vi o Kimi atravessando o meu caminho freei forte", explicou o piloto da Williams. "Mas a minha roda traseira direita ainda bateu na Ferrari. Ainda bem que consegui virar o carro caso contrário colidiria forte no Kimi."

Com o impacto, vários componentes do conjunto traseiro do modelo FW36-Mercedes da Williams foram danificados, provocando o abandono de Massa, que ainda levou o seu monoposto até os boxes, na tentativa de se manter na prova.

"Estou com uma sensação totalmente negativa do fim de semana. No primeiro treino, tive um problema e acabei batendo", explicou o piloto que sexta-feira assumiu ter errado. "Na classificação (sábado), a equipe se equivocou e acabou com os dois carros fora de posição no grid (Bottas largou em 14.º e Massa em 15.º)."

A descrição das dificuldades no GP da Grã-Bretanha prossegue: "Hoje na largada a embreagem não funcionou e caiu para último. Passei ainda dois carros na curva 4, mas na reta aconteceu o acidente com o Kimi".

A certeza de que poderia ter obtido um grande resultado em Silverstone vem do comportamento do FW36-Mercedes. "O carro estava voando. Já na ida para o grid disse ao meu engenheiro que estava muito bom, bem diferente de como reagia na sexta-feira." Havia sido apenas o 11.º no segundo treino.

"Nós mudamos o acerto do carro, sexta-feira, para uma experiência, mas quando voltamos ao ajuste normal para a corrida voltamos a ser muito competitivos", disse.

E sua previsão para o restante da temporada é animadora: "Na teoria, deveremos ser competitivos daqui para frente em todo circuito. Fomos velozes no Canadá, na Áustria, onde há várias curvas de segunda marcha, e aqui em Silverstone, em que a maioria é de alta velocidade".

Há razões para, de repente, a Williams ser tão rápida: "Estamos fazendo um trabalho de desenvolvimento do carro incrível. Ainda há o que evoluir, como a possibilidade de usar uma asa traseira maior. Estamos trabalhando para poder tê-la no GP da Hungria (11.º do calendário, dia 27).

Enquanto Massa coleciona dificuldades, como neste domingo, Bottas segue na sua rotina regular e em alto nível. Foi terceiro há duas semanas em Spielberg, na Áustria, e agora acabou em segundo. Já está em quinto no Mundial de Pilotos, com 73 pontos. O finlandês é ao lado de Ricciardo as boas surpresas da temporada.

Diante da evolução impressionante da Williams, Bottas ameaça o quarto lugar de Fernando Alonso, da Ferrari, sexto em Silverstone, com 87 pontos. Massa soma 30 pontos, décimo.

Outra razão para Massa lamentar o abandono no GP da Grã-Bretanha foi a possibilidade de a Williams ultrapassar a Ferrari no Mundial de Construtores. "Era para estar na frente deles. Ficamos a apenas 3 pontos agora." Os italianos estão em terceiro, com 106 pontos enquanto a Williams soma 103. A Mercedes lidera com 326, seguida da Red Bull, 168.

A próxima etapa do campeonato será o GP da Alemanha, em Hockenheim, dia 20.

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