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Fórmula 1

Massa diz que sua sorte "vai mudar, tem de mudar" na Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 14h50

Felipe Massa disse nesta quinta-feira no Circuito de Hockenheim, na Alemanha, que os acidentes que lhe custaram a soma de importantes pontos, este ano, são apenas obra do acaso. Contra os incidentes que acabou envolvido não há o que fazer, apenas esperar que a fase ruim passe.

"Lido com isso pensando no dia seguinte, sou católico, a única pessoa com quem converso e peço ajuda é Deus. Não posso ter falta de sorte em toda corrida, as coisas vão mudar, têm de mudar", disse o piloto da Williams-Mercedes. "E quando voltarem ao normal terei chance de marcar muito mais pontos para a minha equipe, há muito campeonato pela frente."

Não há nada de errado com ele, segundo o próprio Massa. É uma situação diferente da época em que foi companheiro de Fernando Alonso, na Ferrari, de 2010 a 2103. O piloto de 33 anos procurou um psicólogo para ajudá-lo, por perder a disputa para o companheiro com regularidade, também em função de ser preterido no grupo da Ferrari.

"Estou muito bem comigo mesmo, esses problemas de agora não são relativos ao lado psicológico", afirmou.

Na última corrida, dia 6, em Silverstone, ainda na primeira volta a Ferrari de Kimi Raikkonen apareceu, de repente, na sua frente, depois de colidir com violência no guardrail e regressar à pista. Massa evitou o impacto maior, mas no choque danificou a suspensão traseira esquerda e abandonou.

Na classificação do GP de Mônado, dia 24 de maio, o sueco Marcus Ericsson, da Caterham, errou a freada da curva Mirabeau e acertou a Williams de Massa, fazendo-o largar em 16.º. No GP do Canadá, dia 8 de junho, na última volta da corrida Massa tentou ultrapassar Sergio Perez, da Force India, para assumir o quarto lugar, mas o mexicano deslocou o carro para a sua trajetória e ambos bateram forte.

Não acabou, na abertura do Mundial, em Melbourne, ainda na largada, no fim da reta, o japonês Kamui Kobayashi, da Caterham, se equivocou na freada e acertou a traseira da Williams de Massa provocando o abandono de ambos. Foram quatro ocasiões em que os adversários, sem a intervenção de Massa, o atingiram e comprometeram a possibilidade de um melhor resultado.

Esse histórico de eventos desfavoráveis pode começar a mudar amanhã, com a realização dos primeiros treinos livres do GP da Alemanha, décima etapa do calendário. E se depender de otimismo, Massa inicia a virada o jogo. As características do traçado de 4.574 metros sugerem privilegiar o modelo FW36-Mercedes da Williams.

"Nas três últimas corridas tive um carro bem competitivo e eram pistas diferentes. No Canadá, com retas longas e chicanes lentas, na Áustria, distinta também, e em Silverstone, com as curvas de alta. O carro se mostrou competitivo em todas as pistas", disse o piloto com 200 GPs de experiência.

Tem agora de fazer a sua parte e evitar o erros de provas como a de Silverstone, quando ainda no início do primeiro treino livre colidiu no guardrail.

A proibição do Fric, a partir do fim de semana, sistema hidráulico que ajudava a equilibrar o carro, não deve alterar muito a cara da F1. "Pode mudar alguma coisa, para algumas equipes mais outras menos. Para nós a proibição pode representar uma vantagem, por fazer pouca diferença no nosso carro, teríamos talvez a chance de nos aproximar de outros times."

O calor no sul da Alemanha é intenso. Hoje a temperatura passou dos 30 graus durante o dia todo. E a Pirelli distribuiu às escuderias os seus pneus mais moles, o macio e o supermacio. Sua administração será um desafio em Hockenheim.
 

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