Topo

Fórmula 1

Massa fica feliz com 3º lugar, mas diz que poderia ter conseguido mais

Livio Oricchio

Do UOL, de Hockenheim

19/07/2014 12h04

O terceiro lugar no grid do GP da Alemanha, obtido neste sábado em Hockenheim, deixou Felipe Massa, da Williams-Mercedes, satisfeito, porém não completamente. "Feliz com o resultado, mas não com a minha volta."

O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, líder do Mundial, vai largar na pole position, quinta do ano. E como a fase é boa, o companheiro, Lewis Hamilton, apenas em 15.º. A quebra do disco dianteiro direito o fez sair da pista e bater na proteção de pneus.

Massa explicou que suas parciais eram muito boas. "Só que não na mesma volta. Meu carro ainda não está 100% perfeito, mas amanhã a história é outra." E completou: "Para nossa equipe ter um carro em segundo e o outro em terceiro é um grande resultado. E o importante também é que chegamos mais perto deles (Mercedes)."

Valterri Bottas, companheiro de Massa, registrou ótimo segundo tempo, a apenas 219 milésimos de segundo da marca de Rosberg, 1min16s540. Massa ficou a 319 milésimos de Bottas. Ontem, na sessão livre da tarde, o finlandês não foi além da décima colocação e reclamou bastante do desequilíbrio do carro. "Sai demais com a frente."

Mas para a sessão que definiu o grid, hoje, a Williams parece ter resolvido os problemas gerados com a perda do Fric, sistema hidráulico que atuava nas suspensões, capaz de ajudar no equilíbrio do carro. A partir do GP da Alemanha está proibido.

"Sinto prazer em fazer parte desse time que vem crescendo regularmente, como o que conseguimos hoje. Mas a Mercedes continua na frente e sem um erro deles não há como vencê-los", afirmou Bottas, de apenas 24 anos. Nas dez sessões de classificação disputadas até agora, o placar entre Massa e Bottas está 6 a 4 para o finlandês.

Massa falou mais da corrida, com largada amanhã às 9 horas. Serão desgastantes 67 voltas no traçado de 17 curvas e 4.574 metros de extensão. "As condições amanhã serão outras, com temperatura mais baixa, talvez ajude o nosso carro. Acredito que teremos uma prova com mais pit stops das últimas. Conservar os pneus será um grande desafio para todos."

A Pirelli levou para o GP da Alemanha os pneus macios e os supermacios. Mas a temperatura, neste sábado, a exemplo de ontem, foi de impressionantes 33 graus na hora da classificação, e o asfalto, 58 graus. "Não será nada fácil. A estratégia terá um papel muito importante."

O piloto da Williams comentou que não estuda a estratégia, já desde os tempos de Ferrari, considerando que pode chover na corrida, como prevê a meteorologia para amanhã.

Rosberg teve problema no câmbio em Silverstone e abandonou. A pergunta a Massa era inevitável, se dispondo de um carro rápido e largando na segunda fila pensa em vitória. "Se um piloto não pensar alguma coisa está errada."

Bottas vem de dois pódios, terceiro na Áustria e segundo na Alemanha. Massa, nos GPs do Canadá e da Grã-Bretanha envolveu-se em acidentes, não por culpa sua, e abandonou. Na Áustria, apesar da ótima pole position, terminou em quarto, seu melhor resultado no ano.

Depois de nove corridas, a prova de Hockenheim é a décima do calendário, Massa soma 30 pontos, ocupa o décimo lugar no Mundial, enquanto Bottas, 73, é o quinto colocado. Rosberg tem 165 pontos, Hamilton, segundo, 161, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, quinto no grid em Hockenheim, 98, terceiro.

Fórmula 1