Topo

Fórmula 1

Rosberg corre sozinho e faz 5ª pole no ano; Massa larga em terceiro

Do UOL, em São Paulo

19/07/2014 10h10

O alemão Nico Rosberg cravou sua quinta pole no ano. Correndo em casa, no circuito de Hockenheim, ele teve uma ajuda de um problema no carro de Lewis Hamilton e, sem o principal rival, dominou as ações para se tornar o maior vencedor de qualificatórios neste ano. Nesta sábado (19), o piloto da Mercedes ignorou a concorrência e encerrou em primeiro, seguido pelas Williams: Valtteri Bottas em segundo e Felipe Massa em terceiro.

Com o resultado, Rosberg, líder do Mundial com apenas quatro pontos de diferença para Hamilton, desempatou o placar de pole positions, que tinha quatro para cada lado. O inglês sofreu um acidente ainda no Q1 e bateu forte no muro, fruto de um problema de freios. Com isso, fez o 16º tempo e sai em 15º, por conta de uma punição sofrida por Esteban Gutierrez.

Massa, por outro lado, andou sempre atrás de Bottas, desde as sessões iniciais de treino. Apesar de rodar perto do finlandês, principalmente no Q2, não conseguiu vencer o duelo interno. Agora o placar entre eles é de 6 a 4, com Bottas abrindo vantagem nos resultados de treinos classificatórios. 

Entre os outros grandes nomes do grid, Sebastian Vettel conseguiu a sexta colocação e larga imediatamente à frente de Fernando Alonso.

O Grande Prêmio da Alemanha, décimo da temporada de 19 provas, será disputado a partir das 9h deste domingo (horário de Brasília). A Rede Globo anuncia a transmissão desde as 8h40, e o Placar UOL acompanha todos os destaques da prova.

O treino

O treino acabou cedo para Lewis Hamilton, que causou uma bandeira vermelha ainda no Q1. O britânico, que briga pelo título com o companheiro de Mercedes Nico Rosberg, teve um problema nos freios, girou e bateu forte – mas sem grandes problemas, apenas para o carro. Ele tinha o segundo melhor tempo no primeiro qualificatório e acabou ficando com o 16º lugar no grid. Rosberg fez só uma volta, mas liderou – com Massa em sexto.

No Q2, Rosberg e Bottas rapidamente dispararam na frente, apenas se garantindo entre os dez melhores que passariam ao Q3 e ainda permitindo a eles economizarem pneus. Massa subiu de produção e acabou em terceiro, colado no companheiro de time. Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi a ausência mais marcante, tendo o 11º post do grid.

Na sessão definitiva para a pole, Rosberg não teve rivais. Bottas até tentou causar algum risco em suas últimas tentativas, mas não conseguiu e encerrou a cerca de dois décimos do líder. A vantagem para Massa foi de quatro décimos.

Confira o grid de largada completo clicando aqui.
 

Fórmula 1