Topo

Fórmula 1

Governo Mexicano e Ecclestone confirmam retorno da F-1 ao país em 2015

Bernie Ecclestone veste um sombrero, tradicional chapéu mexicano - AP Photo/Luca Bruno
Bernie Ecclestone veste um sombrero, tradicional chapéu mexicano Imagem: AP Photo/Luca Bruno

Do UOL, em São Paulo

23/07/2014 17h26

As autoridades mexicanas confirmaram nessa quarta-feira (23) o retorno oficial da Fórmula 1 ao México. O circuito será realizado na Cidade do México, em novembro de 2015 e deve trazer lucro de 2 milhões de dólares (R$4,4 milhões) ao país em cinco anos.

“A categoria representa um benefício econômico de 2 milhões de dólares, que vai gerar 18 mil empregos diretos e indiretos”, disse a ministra do turismo Claudia Ruiz Massieu em uma reunião com políticos e empresários na capital mexicana.

O evento em que o anúncio foi realizado ainda contou com uma mensagem de Bernie Ecclestone, que administra a empresa detentora dos direitos comerciais do Mundial.

“Estou satisfeito em confirmar que a Fórmula 1 voltará a Cidade do México em 2015. Sinto que isso é certo para a Fórmula 1 e para o México e estou certo que será em benefício de ambos nos próximos anos. Estou ansioso para dar boas-vindas para todos vocês neste evento global no ano que vem”, escreveu o dirigente em seu comunicado. 

“Que notícia incrível! Teremos o Grande Prêmio do México. Agradecimento especial às pessoas que fizeram esse sonho ser realizado”, escreveu o piloto mexicano Esteban Gutiérrez, da Sauber, em seu Twitter.

A prova irá acontecer no circuito Hermanos Rodríguez, sede da corrida até 1992. O autódromo passará por ampla reforma para receber a etapa, que ainda não tem data definida. Os custos serão bancados pelo empresário mexicano Carlos Slim, homem mais rico do mundo. 
 
O americano Tavo Hellmund, que trabalhou no retorno da Fórmula 1 para os Estados Unidos, no circuito de Austin, e que foi tirado da administração do evento após problemas com outros membros da empresa proprietária do novo circuito do Texas, participará da promoção da prova. 
 
O GP do México já foi realizado em 15 oportunidades entre 1963 e 92, quando foi realizada sua última edição, vencida por Nigel Mansell. Nos últimos anos, esteve cogitado para retornar por diversas vezes, e chegou a figurar em uma primeira versão do calendário de 2014, mas foi cortado da versão final. 
 

Fórmula 1