Topo

Fórmula 1

Massa culpa tráfego por sexto lugar na classificação do GP da Hungria

Livio Oricchio

Do UOL, em Budapeste

26/07/2014 11h36

Felipe Massa começou o fim de semana de mau humor e depois da sessão que definiu o grid do GP da Hungria, neste sábado, em Budapeste, onde obteve o sexto tempo, 1min24s223, continuou demonstrando sentir-se desconfortável com algo. Suas respostas à imprensa foram sempre breves. Parece não aceitar as recentes críticas ao seu desempenho.

O companheiro de Williams-Mercedes, o cada vez melhor Valtteri Bottas, vai largar amanhã no Circuito Hungaroring em terceiro, 1min23s354, enquanto o líder do Mundial, Nico Rosberg, autor da pole position, 1min22s715, sexta do ano, teve sua vida facilitada na luta pelo título.

Ainda no Q1, primeira parte do treino, pegou fogo no carro do companheiro, Lewis Hamilton, o que o fará largar amanhã apenas em 21.º. Além de já ter vencido quatro vezes o GP da Hungria Hamilton vinha sendo o piloto mais veloz do fim de semana.

Assim que saiu do cockpit da Williams, segundos depois do fim do Q3, Massa disse: "Meu carro estava saindo um pouco de traseira, não é uma pista muito fácil, mas o problema sério que tive não foi esse, mas o fato de ter saído (dos boxes) no meio do trânsito. Ultrapassei cinco carros na minha melhor volta, agora no final, e é difícil fazer a melhor volta assim".

Visivelmente interessado no fim da conversa com os jornalistas, falou, ainda: "Saí dos boxes no momento errado, junto com carros que estavam devagar na pista. No Q2 eu tinha feito 1min24s, no Q3 todo mundo foi melhorando e eu por causa do tráfego fui pior, 1min24s2, por ter de ultrapassar cinco carros na minha volta."

O Q3 ficou paralisado seis minutos por causa do acidente com Kevin Magnussen, da McLaren-Mercedes. No início da última parte da classificação começou a chover e o jovem dinamarquês perdeu o controle do carro no fim da reta dos boxes, batendo na proteção de pneus. Mas quando a sessão foi retomada a pista estava seca de novo.

Na disputa entre Massa e Bottas por quem se dá melhor nas definições do grid o placar está, agora, 7 a 4 para o finlandês. No campeonato, Bottas soma 91 pontos, é o quinto colocado, enquanto Massa, 30,  décimo.

Quanto à corrida, amanhã, Massa comentou: "Estou largando em sexto, a expectativa é fazer o melhor trabalho possível. No treino de hoje de manhã estava ainda sofrendo com o carro, melhorou na classificação, mas não consegui ter uma volta limpa".

O piloto da Williams lembrou que não pôde realizar a simulação de corrida, ontem, em razão do problema na traseira do carro. "Não tenho a minha referência, apenas a dele (Bottas simulou a prova)." A Pirelli levou para Budapeste pneus médios e moles.

A largada do GP da Hungria, 11.ª etapa do campeonato, será às 9 horas de Brasília. Serão 70 voltas no traçado de média velocidade de 14 curvas, 4.381 metros de extensão e de ultrapassagem bem difícil.

Fórmula 1