Topo

Fórmula 1

Diretor da Mercedes, Lauda defende Hamilton por ter reclamado da equipe

Livio Oricchio

Do UOL, em Budapeste

27/07/2014 15h12

Niki Lauda é um sócio e diretor de equipe à moda antiga na F1. Faz críticas até ao seu próprio time, Mercedes, como neste domingo (27) depois da corrida mais sensacional do campeonato até agora, na Hungria, vencida pelo talentoso Daniel Ricciardo, da Red Bull-Renault. "Hamilton está certo, a equipe não tinha de perdir para deixar Nico ultrapassá-lo por ter uma parada a mais para fazer", afirmou Lauda.

Na 50.ª volta, de um total de 70, o engenheiro de Nico Rosberg, da Mercedes, avisou o piloto que Lewis Hamilton, na sua frente, já tinha ordens do time para deixar ultrapassá-lo. O inglês ocupava o terceiro lugar e Rosberg, o quarto. "Lewis, Nico fará mais uma parada e você não, deixo-o passar", avisou seu engenheiro.

Na coletiva depois da bandeirada, em que Hamilton terminou em terceiro e Rosberg em quarto, mesmo com o terceiro pit stop do alemão, na 56.ª volta, Hamilton (fez só dois) demonstrou inconformismo com a ordem da Mercedes. "Fiquei muito muito chocado com o pedido", afirmou Hamilton. 

E depois explicou que estava na mesma corrida de Rosberg e se o deixasse passar o companheiro e único adversário na luta pelo título iria disputar a posição com ele, de novo, e com pneus novos. Rosberg, após a corrida, também se defendeu, ao dizer não ter solicitado nada. O time o havia informado no rádio que Hamilton tinha ordens para deixar ultrapassá-lo.

Lauda comentou: "Ainda bem que aconteceu agora e temos bastante tempo para sentar e discutir entre nós. Nico não esteve perto em nenhum momento para tentar a ultrapassagem. E a equipe não tem de enviar essas ordens. Lewis fez bem de reclamar".

Hamilton realizou um trabalho sensacional no Circuito Hungaroring, ao largar dos boxes - seu carro pegou fogo na classificação - e terminar em terceiro. Rosberg era o pole position e recebeu a bandeirada em quarto. Ambos vão para a segunda fase do campeonato, depois das férias, com chances semelhantes de serem campeões.

Depois de 11 etapas, Rosberg lidera com 202 pontos e quatro vitórias. Hamilton está em segundo, com 191 e cinco vitórias. A próxima etapa da temporada, 12 ª do calendário de 19, será dia 24 de agosto, o GP da Bélgica, no Circuito Spa-Francorchamps.

Fórmula 1