Topo

Fórmula 1

Hamilton se diz chocado com ordem da Mercedes e reclama: "estranha"

Do UOL, em São Paulo

27/07/2014 14h03

O terceiro lugar conquistado no GP da Hungria poderia ser muito comemorado por Lewis Hamilton. O inglês que largou na última posição e dos boxes conseguiu um grande feito ao alcançar o pódio e deixar seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, que havia conquistado a pole, para trás.

Mas uma ordem dada via rádio pela Mercedes parece ter mexido com o piloto. Já na parte final da prova, Hamilton brigava pela segunda posição com Fernando Alonso quando ouviu sua equipe dizer que ele precisava dar passagem para Nico Rosberg, que vinha logo atrás e em bom ritmo.

Hamilton não acatou o pedido e se manteve a frente do companheiro, mesmo com as explicação de que Rosberg precisava fazer mais um pit stop para trocar os pneus macios por médios, o mesmos usados pelo inglês.

“Fiquei muito chocado com a equipe me pedir isso. Ele não se aproximou o suficiente para me ultrapassar. Eu não iria tirar o pé e perder terreno para Fernando e Daniel. Chegasse e então me ultrapassasse. Então foi um pouco estranho”, disse Hamilton na entrevista coletiva após o final da prova.

Ele ainda explicou o fato de não ter seguido a ordem da equipe, e disse que tomou a decisão certa por estar correndo para si próprio.

“Eu teria perdido pontos para Nico se deixasse ele me passar, ele abriria e me superaria depois (do pit stop). Ele estava na mesma corrida que eu. Só porque ele faria um pit stop a menos não significa que não estamos na mesma corrida. No fim, estou satisfeito de ter tomado a decisão certa. Eu não estava correndo por ele, mas por mim”, disse.

Nico Rosberg também falou sobre a ordem polêmica e disse não entender o que aconteceu. O piloto também lamentou não conseguir a ultrapassagem sobre o companheiro na última volta.

“O time informou que ele me deixaria passar. Não sei o que aconteceu. Temos que discutir internamente. Tive a chance na última volta e estou muito enjoado de não ter conseguido. Mas ainda estou na liderança no Mundial e voltarei das férias no modo ataque total”, afirmou Rosberg.

A Mercedes deve tratar o caso internamente com Hamilton e Rosberg. “Precisamos sentar, discutir e analisar o momento no qual Lewis foi ordenado a deixar Nico ultrapassá-lo”, afirmou o diretor-executivo da equipe, Toto Wolff. “Vamos fazer isso calmamente e resolver qualquer confusão ou mal-entendido”, garantiu.

A equipe vai avaliar se o pedido foi ou não correto. “Havia tantas coisas influenciando nossas decisões, nós ainda precisamos determinar se estávamos certos ou não”, admitiu Wolff.

Fórmula 1