Topo

Fórmula 1

Alonso lista companheiros que mais deram trabalho; Massa fica em 2º plano

Do UOL, em São Paulo

16/08/2014 12h36

Fernando Alonso listou alguns dos companheiros de equipe que mais lhe deram trabalho até agora na Fórmula 1. Em vídeo publicado no site oficial da Ferrari, o piloto espanhol até citou Felipe Massa, com quem correu na equipe italiana, mas sua preferência foi para dois ex-colegas da época da Renault. Lewis Hamilton, com quem se desentendeu na McLaren, nem foi lembrado.

“É uma pergunta difícil. Todos são diferentes, com seus pontos fortes e fracos. Todos dificultaram para mim quanto ao rendimento. Eu tinha que dar meu máximo, porque eles eram ultra competitivos. Lembro-me de [Jarno] Trulli. A capacidade dele na classificação é a melhor que vi em todos os meus companheiros”, disse Alonso, referindo-se ao piloto italiano, seu primeiro companheiro na Renault.

Seu próximo colega também ganhou elogios. “Com Fisichella, em dois anos de Renault, conquistamos o Mundial de construtores e ele estava sempre no topo em cada corrida, em todas as condições. É um piloto muito completo. Também teve Massa e agora Kimi. Mesmo no passado, no kart, havia garotos que também eram fantásticos”, analisou.

Questionado sobre qual foi seu adversário mais duro, Alonso não teve dúvidas. “Na Fórmula 1, foi Schumacher. Em meus primeiros anos na categoria, ele dominava e foi assim até 2005. Schumacher estava em outro nível. Com ele, nunca foi fácil. Logo tive a oportunidade de competir contra ele nas mesmas condições durante algumas temporadas e ele sempre era capaz de fazer algo especial, mais do que se esperava ou do que seu carro permitia”, comentou.

Por fim, o piloto espanhol falou se existe amizade dentro da categoria. “Sim, pode existir, mas certamente não de um modo real. Não é como os amigos que você tem fora da Fórmula 1, aqueles do tempo da escola e que duram a vida toda. Na Fórmula 1, a amizade não é forçada, mas está baseada em passar 300 dias juntos. No fim das contas, você compartilha coisas que não têm a ver apenas com trabalho, mas também pessoais e isso cria uma amizade”, concluiu.

Fórmula 1