Topo

Fórmula 1

Mais jovem da história da F-1 nega pressão pela idade e já sonha com título

Max Verstappen acredita que a idade não vai influenciar em seu trabalho  - AFP PHOTO / ANP / SANDER KONING
Max Verstappen acredita que a idade não vai influenciar em seu trabalho Imagem: AFP PHOTO / ANP / SANDER KONING

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 14h31

A notícia de que um garoto de 16 anos de idade assinou com uma equipe da Fórmula 1 surpreendeu a todos envolvidos com a modalidade. Em 2015, Max Verstappen será piloto da Toro Rosso e o piloto mais jovem a largar na categoria.

Com apenas um ano de experiência na Fórmula 3 europeia, o holandês é visto como um prodígio e já chamou atenção logo de cara ao conquistar oito vitórias consecutivas no campeonato.

Apesar de ainda surpreso com a velocidade dos acontecimentos em sua vida, o adolescente mostra personalidade e acredita que não vai sentir a pressão pela pouca idade.

“Tudo aconteceu tão rápido, com apenas um ano nas pistas, na F-3. Você começa a cair na real um pouco mais quando vê um carro de F-1, mas acho que me sentirei realmente realizado quando estiver dentro de um carro e pensando: ‘é isso aí’!”, disse em entrevista publicada pelo site de notícias da Red Bull.

“Claro, farei muitos treinos a partir de agora para estar preparado na hora de dar o grande salto. Não acho que a idade realmente importa”, afirmou.

Ciente de que vai precisar de um tempo de adaptação, o garoto espera ser rápido em sua primeira temporada na equipe, mas o sonho é um só: ser campeão.

“Bem, no ano que vem tentarei ser rápido, claro, mas também consistente, sem cometer muitos erros. Esta é a meta principal para o ano que vem, mas no futuro quero me tornar campeão mundial, pois este é o sonho”, definiu. 

O talento de Max vem de família. O jovem é filho do ex-piloto holandês Jos Verstappen. O pai será a referência no período de adaptação. 

"Já aprendi tanto dele, desde quando era menor e até hoje aprendo muito. Estou certo que ele vai me ajudar muito nas coisas pequenas da F-1", completou. 

Fórmula 1