Topo

Fórmula 1

Campeões do mundo incentivam novo caçula da F1: "hoje em dia é mais fácil"

Max será o piloto mais jovem a ser piloto da Fórmula 1 - AFP PHOTO / BEN STANSALL
Max será o piloto mais jovem a ser piloto da Fórmula 1 Imagem: AFP PHOTO / BEN STANSALL

Da Reuters, na Bélgica

21/08/2014 17h06

Max Verstappen foi anunciado na última segunda-feira (18) como o piloto da equipe Toro Rosso para 2015 e se tornará o mais jovem da história a conduzir um carro de Fórmula 1. O holandês terá 17 anos quando estrear, fato que não causa estranheza em campeões mundiais da categoria.

“Às vezes você se sente pronto para F-1 com 17 anos, outras com 29 e outras nunca estarão. Depende da pessoa, da personalidade”, disse Fernando Alonso à Reuters. O piloto espanhol estreou na categoria em 2001, com 19 anos.

O bicampeão mundial destacou também que na atualidade é menos complicado guiar um carro de Fórmula 1. “São mais fáceis de dirigir, não exigem tanto fisicamente, assim pode ajudar os jovens”, finalizou.

Opinião compartilhada por Kimi Raikkonen, campeão em 2007. “O tempo dirá como ele vai fazer, mas, obviamente, é mais simples do que no passado. Acho que você se preparar mais facilmente agora, então acho que não haverá problemas. Se você for bom o suficiente, tem idade suficiente”, afirmou.

Vencedor da temporada em 2009, o inglês Jenson Button lembrou de quando recusou o convite para estrear com 20 anos, em 2000. “Inicialmente disse não. Mas meu pai falou para voltar atrás, que estava pronto. Então fiz o test drive e em seguida o carro de corrida. Você tem que aproveitar a oportunidade, porque nunca sabe se ela vai voltar”, disse.

Max, filho do ex-piloto Jos Verstappen, tem um ano de experiência na Fórmula 3 europeia e quebrará o recorde estabelecido por Jaime Alguersuari com a mesma equipe em 2009, por dois anos.
 

Fórmula 1