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Massa fala em 'bom começo' após 4º lugar em treinos livres na Bélgica

Felipe Massa fez o 4º tempo no primeiro dia de treinos para o GP da Bélgica - Reuters
Felipe Massa fez o 4º tempo no primeiro dia de treinos para o GP da Bélgica Imagem: Reuters

Livio Oricchio

Do UOL, em Spa (Bélgica)

22/08/2014 11h54

A expressão de Felipe Massa depois do treino livre da tarde, nesta sexta-feira, no circuito Spa-Francorchamps, era de tranquilidade. Passou a impressão de o modelo FW36-Mercedes da Williams ter se comportado melhor do que esperava. 

Massa obteve o quarto tempo do dia, 1min50s327, e seu companheiro, Valtteri Bottas, o sexto, 350 milésimos mais lento. Os mais rápidos, conforme o esperado, foram os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton, 1min49s189, e Nico Rosberg, 604 milésimos atrás. 

Todos os indícios são de que, em condições normais, a luta pela vitória deverá se restringir à dupla da Mercedes. O GP da Bélgica é o 12.º do calendário.

"O carro se comportou bem, hoje", afirmou Massa. "Mas temos ainda como melhorá-lo para a classificação, amanhã, e a corrida, domingo." 

Bottas não se impressionou com o terceiro tempo de Fernando Alonso, da Ferrari, nesta sexta-feira, 397 milésimos mais veloz que Massa. "É normal, nas sextas-feiras eles sempre aparecem na nossa frente", afirmou o finlandês. 

O time italiano tem treinado às sextas-feiras com menos gasolina que a Williams. Na hora em que todos estão na mesma condição, o treino de definição do grid, a realidade de estabelece e a Ferrari tem sido, na média, mais lenta que a Williams, bem como em condição de corrida.

Nesta sexta-feira não choveu na região das Ardenas, sudoeste belga, local do lendário circuito. Mas a previsão para a classificação, amanhã, a partir das 9 horas, horário de Brasília, é de asfalto molhado, enquanto ao longo das 44 voltas da corrida, domingo, segundo a meteorologia das equipes, não deverá chover.

Uma das dúvidas do primeiro dia de atividades dessa nova F1 em Spa era saber se os pilotos percorreriam a desafiadora curva Eau Rouge com o acelerador no curso máximo, ou "flat out", como dizem os pilotos. No ano passado os pilotos não tinham dificuldade para contornar a Eau Rouge flat out.

A dúvida provinha do fato de a velocidade nas retas ter aumentado, com o motor turbo, o novo regulamento ter reduzido a geração de pressão aerodinâmica e a Pirelli passar a produzir pneus mais duros, mais resistentes, mas menos aderentes.

Massa explicou: "Os carros este ano estão diferentes dos de 2013. Mas nós os melhoramos bastante desde o começo do ano, ganhamos carga aerodinâmica, e a Eau Rouge continuou sendo flat out".

Foi uma surpresa para todos. "De manhã, já com os pneus médios conseguíamos fazer de pé em baixo e à tarde, com o pneu macio, ficou fácil fazer. Com o tanque cheio, no começo da corrida, será mais difícil. Spa continua sendo uma pista incrível, junto com Suzuka são as minhas favoritas", disse Massa.

A Pirelli distribuiu no GP da Bélgica pneus médios e macios. 

Antes da classificação, amanhã, os carros voltam à pista para o terceiro treino livre, das 6 às 7 horas, horário de Brasília.

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