Topo

Fórmula 1

Honda já se coloca como ameaça ao domínio da Mercedes em 2015

Fabricante japonesa substituirá a Mercedes como fornecedora de motores em 2015 - Divulgação/McLaren
Fabricante japonesa substituirá a Mercedes como fornecedora de motores em 2015 Imagem: Divulgação/McLaren

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 14h39

O chefe da divisão esportiva da Honda, Yasuhisa Arai, demonstrou otimismo em relação à volta da marca à Fórmula 1 em 2015. Em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo site oficial da categoria, Arai disse acreditar que os motores que a fabricante fornecerá à McLaren no próximo ano podem ter desempenho semelhante aos da Mercedes.

“Tenho confiança de que iremos nos igualar à Mercedes”, afirmou o representante da Honda. “Acho que as outras duas fornecedoras de motores (Renault e Ferrari) irão se recuperar nesta temporada. Acredito de verdade. E nós estaremos lá também”, acrescentou.

Ao avaliar os desempenhos dos motores em 2014, Yasuhisa Arai disse imaginar que a Mercedes “encontrou um balanço perfeito entre seus chassis e suas unidades de potência” e que “as outras não encontraram este balanço”.

Com o retorno da parceria da McLaren com a Honda, que contou com os motores japonenses entre 1988 e 1992, a fabricante japonesa espera brigar por títulos a curto prazo. Em sua entrevista, Arai admite que os títulos de 2009 conquistados pela Brawn GP – sucessora da equipe na F-1 – acabaram deixando um sabor amargo nos funcionários.

“Todos dizem isso. Quando deixamos a F-1 em 2008, nossos engenheiros acreditavam que nossa tecnologia e nossos métodos estavam corretos. E eles definitivamente acreditam que isso continua válido”, declarou.

Arai ainda mostrou otimismo com a parceria com a McLaren. “Temos trabalhado com a McLaren como uma equipe, porque é só assim que a coisa funciona”, disse. “Nossa especialidade é motor. A McLaren, nossa parceira, é especialista em chassis, em administração de corrida e em atividades extrapista. O melhor plano é combinar nossos talentos.”

Fórmula 1