Topo

Fórmula 1

Massa pede para mudar freios do carro; Williams fala em troca só para 2015

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

02/09/2014 07h18

Felipe Massa fez um pedido para a Williams: trocar o sistema de freios do seu carro. O piloto brasileiro reclamou das dificuldades enfrentadas por ele durante o treino de classificação para o GP da Bélgica, disputado no circuito de Spa-Francorchamps.

O treino que definiu o grid de largada para a corrida foi realizado com pista molhada. Massa esperava por um bom desempenho, mas viu frustradas suas esperanças de largar nas primeiras posições devido às falhas na frenagem de sua Williams. O brasileiro largou na nona posição.

“Não é a primeira vez neste ano na qual tivemos problemas. Isso já foi verificado algumas vezes. É impossível aquecer os freios quando a pista está molhada. Não funciona. Ainda estamos trabalhando”, disse Massa.

Hoje, a Williams usa peças da empresa francesa Carbon Industries no sistema de frenagem de seus carros. Massa deseja que a equipe passe a usar os produtos da italiana Brembo, a mesma que utilizava quando pilotava pela Ferrari.

Rob Smedley, diretor da Williams, admitiu que a equipe pensa em fazer adaptações em seus carros para utilizar elementos das duas marcas (pelas configurações atuais, apenas o sistema da Carbon Industries ‘se encaixa’ no design). No entanto, ele considera complicado fazer qualquer mudança agora, no meio do campeonato.

“Você precisa definir isso no começo do ano, para que a fixação mecânica aceite os dois tipos de disco de freio. Se não fizer isso, torna-se uma mudança muito grande para se fazer no carro. É algo que não dá para fazer durante as sessões. Para o próximo ano, esta mudança poderá ser feita”, analisou Smedley.

Fórmula 1