Topo

Fórmula 1

Massa se diz otimista após primeiros treinos livres em Monza

Livio Oricchio

Do UOL, em Monza (Itália)

05/09/2014 11h58

Se antes de começar a disputa do GP da Itália Felipe Massa demonstrava preocupação sobre como o modelo FW36-Mercedes iria se comportar com o pacote aerodinâmico para Monza, de alta velocidade, nesta sexta-feira, depois dos dois primeiros treinos livres, Massa disse estar bastante confiante com relação às chances de sua equipe no fim de semana.

"Tivemos um bom dia. Tanto eu, na simulação com os pneus duros, quanto o Valtteri (Valtteri Bottas, o companheiro), com os médios, fomos velozes e constantes", disse Massa. Ele ficou com o nono tempo da tarde, a sessão de maior representatividade, a 710 milésimos de Nico Rosberg, da Mercedes, o mais rápido. Bottas registrou o quinto tempo, a 533 milésimos de Rosberg.

"Temos o que melhorar amanhã, mas depois de hoje estou esperando um bom fim de semana para nós", afirmou Massa. As escuderias têm ainda uma hora de treino livre amanhã de manhã, entre 6 e 7 horas, horário de Brasília, para entender se as mudanças introduzidas nos carros de hoje para amanhã o melhoraram.

Mas, apesar do otimismo, Massa comentou que a Williams antes de pensar em se aproximar da Mercedes tem de vencer outros adversários. "Acredito que a Red Bull e a Ferrari vão estar lutando com a gente e, talvez, até a McLaren." Na sessão da tarde desta sexta-feira Kimi Raikkonen obteve o terceiro tempo e Fernando Alonso, o quarto. Os dois com o modelo F14T da Ferrari. 

Na Red Bull, Sebastian Vettel, com a Red Bull RB10-Renault, ficou em sétimo e o parceiro, vencedor das duas últimas etapas do campeonato, Daniel Ricciardo, em décimo.

Bottas manifestou a mesma confiança de Massa. E seu histórico, este ano, sugere que o capaz finlandês pode lutar de novo pelo pódio. Conquistou três nos últimos quatro GPs. "Estou bastante satisfeito com o resultado do novo pacote aerodinâmico. No primeiro treino sofri um pouco com o equilíbrio do carro (escapou da pista algumas vezes, algo raro). Mas depois o entendemos mais e melhoramos muito." 

Bottas completou dez voltas com os pneus médios com tempos sempre na casa de 1min29s, o que é muito bom. Massa se concentrou no comportamento dos pneus duros, mais lentos. A Pirelli distribuiu em Monza seus pneus mais duros. "Esperava enfrentar problemas maiores com os pneus, até os duros funcionaram bem no nosso carro", comentou Massa. 

Pat Symonds, diretor técnico, e Rob Smedley, diretor de operações da Williams, entendem que Massa teve este ano, até agora, uma série de acontecimentos desfavoráveis que explicam parte da diferença de pontos para Bottas. Mas apenas parte. 

O que a Williams espera de Massa no GP da Itália é que traga pontos para casa. Nas últimas quatro provas Massa só somou pontos, 10, na Hungria, quando obteve o quinto lugar. Nas mesmas corridas Bottas deu para a Williams 55 pontos, de dois segundos lugares, um terceiro e um oitavo.

Fórmula 1