Topo

Fórmula 1

Antes da Mercedes, temos que nos preocupar com outras equipes, diz Massa

Livio Oricchio

Do UOL, em Monza

06/09/2014 12h22

A quarta colocação no treino que definiu o grid do GP da Itália, neste sábado, em Monza, representa, na visão de Felipe Massa, da Williams-Mercedes, um bom resultado. "Colocamos os dois carros da equipe na segunda fila, atrás apenas da Mercedes", disse. Lewis Hamilton vai largar na pole position e o companheiro de Mercedes e líder do Mundial, Nico Rosberg, em segundo. Massa terá ao seu lado o parceiro de Williams, Valtteri Bottas, em terceiro, 168 milésimos mais rápido.

Ficar atrás de Bottas não incomodou Massa, principalmente por o quarto lugar no grid lhe permitir disputar a corrida com chances até de pódio, como explicou. O placar entre ambos em classificações está 8 a 5 para Bottas. "Nosso carro estava bem competitivo hoje, faltou um pouquinho para estar em terceiro, mas estamos na briga", disse Massa.

O modelo FW36-Mercedes recebeu um novo pacote aerodinâmico para os supervelozes 5.793 metros das 11 curvas de Monza, como os demais. Isso torna o carro mais rápido nas longas retas, mas ao mesmo tempo bem menos estável, em especial nas frenagens. 

"Imaginava que o carro iria melhorar de ontem para hoje e foi o que aconteceu, também em relação as outras equipes que ontem (nos treinos livres) estavam na nossa frente", comentou Massa. "Talvez elas estivessem pensando mais na classificação do que a gente."

O GP da Itália terá 53 voltas. A Pirelli levou para Monza pneus duros e médios, os mais duros de sua gama. Mas já neste sábado fez calor no norte da Itália, 27 graus na hora da classificação, e a previsão é de temperatura ainda um pouco mais elevada amanhã. "Administrar os pneus será importante", disse Massa. Há a possibilidade de a prova ser disputada com apenas um pit stop, mas para isso o piloto terá de ser bem gentil com os pneus.

Apesar de a Williams estar atrás apenas da Mercedes no grid, Massa acredita que ele e Bottas podem ter adversários na corrida. "A briga vai continuar forte entre nós, a McLaren, Red Bull e Ferrari." 

A McLaren, com a mesma unidade motriz Mercedes da Williams, colocou seus carros em quinto, Kevin Magnussen, e sexto, Jenson Button. E logo na sequência vieram Fernando Alonso, Ferrari, em sétimo, e a dupla da Red Bull-Renault, Sebastian Vettel, oitavo, e Daniel Ricciardo, nono. 

Massa acredita que a Williams antes de pensar em eventualmente poder atacar a Mercedes deve se preocupar do ataque dos três times, McLaren, Ferrari e Red Bull. "Mas nossa posição de largada nos favorece nessa luta. E se chegarmos na frente de apenas um dos carros da Mercedes já será sensacional."

A exemplo da Mercedes, a Williams apenas orienta seus pilotos para que não se eliminem nas corridas. Estão livres para lutar. Bottas tem se mostrado mais eficiente que Massa. Amanhã, no entanto, estão lado a lado no grid. 

"A orientação que temos é para tomar cuidado entre nós. A largada faz parte da corrida. Agora, o cuidado temos de tomar independente de quem está do nosso lado. Eu, por exemplo, estou com o Magnussem atrás", lembrou, rindo.

No GP da Alemanha, em Hockenheim, Massa e Magnussen se chocaram logo depois da largada, na primeira curva. A Williams chegou a capotar. Massa vai para o GP da Itália sabendo que a direção da Williams lhe cobra concluir as provas e somar pontos para o time. 

Nesse momento, depois de 12 etapas, a Williams é a quarta entre os construtores, com 150 pontos, atrás de Ferrari, 160, Red Bull, 254, e Mercedes, 411. Bottas contribuiu com 110 pontos enquanto Massa, 40.

A largada do GP da Itália será às 9 horas, horário de Brasília.

Fórmula 1