Topo

Fórmula 1

Teoria da conspiração: Rosberg errou deliberadamente em favor de Hamilton?

Do UOL, em São Paulo

08/09/2014 07h58

Nada na relação Rosberg x Hamilton acaba sem polêmica na temporada de 2014 da Fórmula 1. Até um suposto erro do alemão que favoreceu o arquirrival inglês não poderia permanecer incólume. O GP da Itália acabou ganhando uma teoria da conspiração, com acusações de que o lance definitivo da prova foi deliberado, em uma manobra da Mercedes para Lewis Hamilton ficar com a vitória.

Comentaristas de TV da Inglaterra e até o ex-piloto Jackie Stewart acharam muito estranho o fato de Nico Rosberg ter cometido dois erros e perdido o contorno convencional da curva 1 do circuito italiano de Monza. Assim, o líder do Mundial de Pilotos perdeu tempo e acabou sendo ultrapassado pelo segundo colocado da tabela.

Stewart postou na internet: “Eu pensei: ‘oi, o que está acontecendo aqui?’. Ele poderia pelo menos ter feito um esforço para contornar a curva, mas não o fez. Eu achei que foi um pouco fácil demais.”

Há ainda quem veja em um sorriso de Toto Wolff no paddock, durante a corrida, teria sido uma aprovação à manobra, que serviria como pedido de desculpas de Rosberg a Hamilton pelo toque que furou o pneu do inglês e lhe custou a prova no GP anterior.

Rapidamente a Mercedes e Rosberg se defenderam das acusações e negaram veementemente que teria sido uma manobra orquestrada.

“Eu apenas errei. Qual seria a razão para eu fazer algo assim deliberadamente? Não há razão plausível. Se há uma ordem de equipe, você faz quando tem de fazer, mas não haveria razão para a equipe me pedir isso”, afirmou Rosberg, segundo o Daily Mail.

Wolff afirmou: “só pessoas paranoicas poderiam inventar uma coisa dessas. Nós pedimos aos nossos pilotos tentarem economizar pneus, pois teriam de parar. Então, talvez foi por isso que Nico não tentou brecar tão forte”.

Com a vitória de Hamilton e Rosberg chegando na segunda colocação, o Mundial mudou pouco. Na tabela, o alemão segue na liderança com boa margem: são 238 pontos contra 216 do inglês. A F1 volta em duas semanas, com o GP de Cingapura.

Fórmula 1