Topo

Fórmula 1

Saiba como estar em casa pode ser fundamental na recuperação de Schumacher

Do UOL, em São Paulo

14/09/2014 09h37

A volta para casa após 254 dias deve ser fundamental na recuperação de Michael Schumacher. O retorno ao lar aconteceu há quase uma semana de pode ser essencial para que o ex-piloto demonstre sinais de evolução. Além da presença da família, o segredo está no contato com um ambiente que não seja artificial, como no hospital.

Quem afirma que a natureza deve desempenhar um importante papel na recuperação é o professor Manfred Spitzer, renomado pesquisador alemão. De acordo com o médico, ficar em casa pode proporcionar estímulos emocionais.  

“O estímulo emocional é muito importante para os pacientes que sofreram um trauma cerebral grave. A segurança que se sente, o ambiente familiar, até mesmo cheiros familiares e cores podem provocar estímulos emocionais. Cada cérebro danificado pode reaprender com emoções positivas”, afirmou em entrevista ao jornal Bild publicada neste domingo.

O diário alemão também lembrou que Schumacher é acompanhado de perto por uma equipe de 15 pessoas, entre médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Todos foram treinados por especialistas do hospital de Lausanne, na Suíça, onde o ex-piloto passou parte de sua recuperação.

A família de Schumi ainda não se pronunciou sobre os primeiros dias dele em casa, mas a imprensa alemã publicou que ele passa bem. 

Fórmula 1