Topo

Fórmula 1

Ferrari 'abre mão' da temporada e usa GPs finais como testes para 2015

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 08h18

A Ferrari faz uma temporada decepcionante. Em 13 GPs disputados, a escuderia italiana conseguiu apenas dois pódios. Os fracos resultados obtidos fizeram a Ferrari antecipar o planejamento para 2015. As últimas seis provas restantes no ano serão voltadas para testes no desenvolvimento de um novo carro.

“Nesta temporada, o foco da fábrica está se direcionando mais para o carro do próximo ano”, admitiu o engenheiro-chefe da Ferrari, Pat Fry.

Neste fim de semana, em Cingapura, a Ferrari espera melhorar colocação no Mundial de Construtores. Atualmente é a quarta colocada, atrás de Williams, Red Bull e Mercedes.

A Ferrari iniciou o ano otimista. Seus dois pilotos, Alonso e Raikkonen, são os mais bem pagos da Fórmula 1. Mas não surtiu efeito destinar seus investimentos somente aos pilotos.

Pesa contra a escuderia de propulsor Ferrari o fato de os adversários diretos usarem motores Mercedes (Mercedes, Williams, Force India e McLaren).

De volta à Ferrari, onde foi campeão em 2007, Kimi Raikkonen acumula insucessos neste ano. O finlandês havia tido bom desempenho em 2013 com uma Lotus e existia promessa de ressurgir na Fórmula 1. Ele é apenas o 10º na classificação geral, com 41 pontos.

O desempenho da Ferrari só não é pior porque Fernando Alonso arrancou dois pódios. O espanhol segue em alta com a torcida e diretoria. Alonso por diversas ocasiões reclamou da baixa potência do carro na temporada.

Mais bem pago piloto da Fórmula 1 e com contrato até o fim de 2015, Alonso deve permanecer na equipe para o próximo ano. Ele é o quinto colocado na temporada, com 121 pontos.

Fórmula 1