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Veja o que pode e não pode com as novas regras de rádio da Fórmula 1

FIA restringiu determinadas comunicações, mas pilotos e equipes ainda podem conversar por rádio ou placas - Mark Thompson/Getty Images
FIA restringiu determinadas comunicações, mas pilotos e equipes ainda podem conversar por rádio ou placas Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 12h09

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu uma bela agitada na Fórmula 1 após o Grande Prêmio da Itália ao anunciar a proibição das mensagens de rádio na categoria. Dias depois, não satisfeita, a entidade ampliou as restrições e vetou ainda mensagens cifradas e a tradicional comunicação por placas no muro das retas dos boxes.

O intuito da FIA era claro: reduzir a influência de determinações de equipes nos resultados das corridas. No entanto, muita gente na categoria – fãs, jornalistas, engenheiros, mecânicos, pilotos, dirigentes – estranhou o silêncio imposto. Conversas entre a equipe e os pilotos são proibidas?

Não exatamente, mas muita coisa agora é vetada. A própria FIA detalhou melhor a lista de permissões para evitar (mais) mal-entendidos. E o UOL Esporte explica: o que pode e não pode no rádio da Fórmula 1 já a partir do Grande Prêmio de Cingapura?

PODE

- Detalhes a respeito do tempo de volta (parcial ou completa)

- Detalhes a respeito do tempo de volta de um piloto

- Diferença de tempo (gap) entre pilotos durante treinos e corridas

- “Acelere”, “você largará em determinada posição” e determinações semelhantes

- Retorno a respeito do recebimento de mensagens

- Avisos a respeito de tráfego durante treinos e corridas

- Avisos sobre a diferença de tempo (gap) entre carros nos treinos para determinar o melhor momento de entrar na pista

- Aviso de pneus furados

- Escolha de pneus para o próximo pit stop

- Número de voltas que um piloto deu com o jogo de pneus durante uma corrida

- Jogo de pneus escolhido por determinado piloto

- Indicação de possíveis problemas com o carro de competidores durante a corrida

- Informações a respeito de possíveis estratégias de corridas de pilotos

- Bandeiras amarelas, bandeiras azuis, entrada de safety car e outras advertências

NÃO PODE

- Detalhes a respeito do setor de volta de um piloto, para determinar quem é mais rápido

- Ajustes do acerto da unidade de potência

- Ajustes do acerto da caixa de câmbio

- Informações da configuração da caixa de câmbio (serão liberadas a partir do GP do Japão)

- Balanço da situação do ERS

- Informações sobre o acerto do fluxo de combustível (exceto se solicitado pelo controle de prova)

- Informações sobre a quantidade de combustível poupada ao fim da prova

- Informações a respeito da pressão ou da temperatura dos pneus (serão liberadas a partir do GP do Japão)

- Informações sobre diferentes acertos do carro

- Mapas de largada referentes a marchas

- Informações do acerto do balanço dos freios

- Alertas a respeito das temperaturas de freio (serão liberadas a partir do GP do Japão)

- Informações sobre acertos de outros pilotos

- Responder perguntas de pilotos, como “estou usando a configuração correga de torque?”

- Qualquer mensagem que pareça codificada

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