Topo

Fórmula 1

F1 pode ter equipes de três carros para compensar grid esvaziado em 2015

Para Bernie Ecclestone, é preferível ver equipes de ponta com mais carros do que equipes pequenas sofrendo para se manter na Fórmula 1 - Peter Kneffel/AFP
Para Bernie Ecclestone, é preferível ver equipes de ponta com mais carros do que equipes pequenas sofrendo para se manter na Fórmula 1 Imagem: Peter Kneffel/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/09/2014 09h24

O risco de um grid esvaziado na temporada 2015 pode levar a Fórmula 1 a adotar equipes de três carros. Bernie Ecclestone, diretor-executivo da Formula One Management (FOM), reconheceu que a estratégia pode voltar a ser adotada após três décadas para suprir a saída de eventuais equipes.

Com problemas financeiros, times como Lotus, Sauber, Marussia e Caterham correm o risco de deixar a categoria ao final de 2014. Desta forma, a F1 corre o risco de ter um grid formado por até 14 carros. No pior cenário, com o fechamento de times, o grid teria 21 pilotos em sete equipes.

“Tem sido um pensamento. Se perdermos mais de três equipes, então as outras equipes correrão com três carros”, disse Ecclestone em Cingapura. “Acho que deveríamos fazer isso de qualquer forma. Eu preferiria ver a Ferrari com três carros, ou qualquer outra grande equipe, do que ver outras equipes sofrendo”, completou.

Ao ser questionado se a possibilidade poderia entrar em vigor já em 2015, Ecclestone despistou. “Veremos depois das próximas duas ou três corridas”, completou.

Caso a medida seja aprovada, a Fórmula 1 encerrará um jejum de 30 anos. A última vez que uma equipe correu um Grande Prêmio com três carros foi em 1984. Na ocasião, a Renault disputou o GP de Portugal com Patrick Tambay, Derek Warwick e Philippe Streiff.

Fórmula 1