Topo

Fórmula 1

Mola, Alonso, azar... Saiba por que Massa não vence há 100 GPs

Fernando Alonso e Felipe Massa protagonizaram um dos momentos mais antiéticos da história da Fórmula 1. O brasileiro era primeiro na prova na Alemanha, em 2010, mas foi avisado para deixar o espanhol ultrapassar - AP
Fernando Alonso e Felipe Massa protagonizaram um dos momentos mais antiéticos da história da Fórmula 1. O brasileiro era primeiro na prova na Alemanha, em 2010, mas foi avisado para deixar o espanhol ultrapassar Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

21/09/2014 14h09

Felipe Massa completou neste domingo 100 corridas seguidas sem experimentar o gosto da vitória. O último triunfo do brasileiro foi em Interlagos, em  de novembro de 2008. De lá pra cá, o piloto sofreu grave lesão no rosto ao ser atingido por uma mola, foi “impedido” de vencer em 2010 pela direção da Ferrari e trocou de escuderia.

A longa estiagem sem ganhar poderia ser menor. Então piloto da Ferrari, Massa liderava o GP da Alemanha em 2010 seguido pelo companheiro de equipe, Fernando Alonso.

Uma ordem via rádio fez com que o brasileiro deixasse Alonso ultrapassar. O espanhol era o primeiro piloto da equipe e lutava pelo título. Massa acatou o recado, permanecendo na Ferrari por mais três anos.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013, Massa teve como melhor colocação um 2º lugar no GP do Japão.

Em 2014, Massa debutou na Williams. Ele iniciou o ano esperançoso. Equipado com motores Mercedes, Massa apresentou ótimo desempenho na pré-temporada com a Williams. Mas a realidade foi bem diferente quando começou a competição.

Massa coleciona acidentes ao longo do ano. Ele não teve culpa em algumas batidas, quando foi atingido por carros desgovernados no GP da Austrália (em batida com Kamui Kobayashi) e na Inglaterra (atingido por Kimi Raikkonen). O brasileiro também se envolveu em acidentes com Sergio Perez, no Canadá, e Kevin Magnussen, na Alemanha.

O piloto da Williams conseguiu seu primeiro pódio na 13ª prova de 2014: um 3º lugar.

Fórmula 1