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Mensagem de rádio da Red Bull em Cingapura provoca mal-estar com a McLaren

Daniel Ricciardo conversou com a equipe durante a prova e recebeu orientação de evitar zebras, o que a FIA proibiu; Eric Boullier disse que cabe à entidade investigar - Clive Mason/Getty Images
Daniel Ricciardo conversou com a equipe durante a prova e recebeu orientação de evitar zebras, o que a FIA proibiu; Eric Boullier disse que cabe à entidade investigar Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/09/2014 11h14

A McLaren não gostou do modo como a Red Bull utilizou o rádio com seus pilotos neste domingo, durante o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1. A polêmica surge justamente na primeira prova após o veto parcial da FIA às mensagens de rádio entre equipes e competidores.

Na segunda metade da prova, enquanto Daniel Ricciardo e Fernando Alonso disputavam a terceira posição, a Red Bull pediu ao australiano que evitasse contatos com as zebras “para tentar solucionar o problema”, referindo-se a um mal funcionamento de sua bateria.

O novo regulamento da FIA proíbe, entre outras coisas, mensagens referentes a contatos com as zebras. Eric Boullier, diretor de corridas da McLaren, afirmou que as equipes estão de olho umas nas outras, e acredita que a Red Bull infringiu repetidas vezes a regra determinada após o GP da Itália.

“Isto (regra do rádio) nos deixa mais ocupados ouvindo aos outros para ver o que eles se eles não estão fazendo nada como a Red Bull fez duas vezes com Ricciardo. Acho que foi codificado. Cabe à FIA investigar. Não cabe a mim dizer algo, mas foi uma mensagem estranha. Uma vez teria sido OK, mas duas ou três vezes é um pouco estranho”, disse Boullier.

A Red Bull, por sua vez, disse não acreditar ter infringido o regulamento, e alegou que uma eventual mensagem de rádio não tornaria a prova mais fácil. Segundo Christian Horner, chefe de equipe de Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, o caso foi esclarecido com Charlie Whiting, diretor de corrida da FIA, em uma conversa após a prova.

“Nós conversamos com Charlie. Dissemos a ele que ele (Ricciardo) teve problemas e que ele deveria ficar longe das zebras para evitar danos à bateria, por exemplo”, disse Horner - que, no entanto, mostrou-se contrário às novas regras. “Eu apoio completamente o acompanhamento do piloto por rádio. Não é trabalho do engenheiro dizer para frear 10 metros depois ou fazer a curva antes, mas administrar o atual sistema de potência é tão complicado que torna isso (rádio) importante do ponto de vista de confiabilidade e segurança”,completou.

Por enquanto, Red Bull descarta ordens de equipe

O intuito da FIA ao vetar as conversas por rádio é, principalmente, proibir ordens de equipe que determine resultados de corridas. A Red Bull, que assegura ter adotado tal desempenho em 2010, afirma que manterá a disputa aberta entre Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo enquanto os dois tiverem chances matemáticas de título em 2014.

“Há muito pela frente. Cabe a eles correrem um contra o outro na pista. Seria errado interferer na situação em que estamos e deixá-los correr como queremos. Daniel está confortável e feliz com isso. Se houver uma chance realista de Daniel vencer e Sebastian estiver matematicamente fora do campeonato, então faremos o melhor pela equipe”, disse Horner.

Daniel Ricciardo é o atual terceiro colocado do Mundial de pilotos, com 181 pontos. Sebastian Vettel é o quinto, com 124 pontos – sua pior colocação desde 2008, quando ainda corria pela Toro Rosso. O líder do campeonato é Lewis Hamilton, com 241 pontos, três pontos à frente de Nico Rosberg.

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