Topo

Fórmula 1

Alonso na vaga de Button e Bianchi na Ferrari: o que pode mudar na F-1

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 07h41

Fernando Alonso tem sido o principal alvo de interesse das equipes para a próxima temporada. McLaren e Red Bull estariam na disputa. A insatisfação do espanhol com o rendimento da Ferrari e o desejo de voltar a brigar por um título geram especulações de uma possível troca de time para 2015.

Indagado sobre a possibilidade de sair, Alonso afirma que é a Ferrari quem decidirá seu destino.

"Eu sempre coloco o interesse da Ferrari e dos tifosi. Essa grande marca Ferrari é maior que todos nós, à frente dos meus interesses”, declarou Alonso ao Autosport.

“Eu farei o que for melhor para a Ferrari”, complementou.

Alonso tem vínculo com a Ferrari até o fim de 2016. Pesa o fato de seu salário ser o maior entre os pilotos da Fórmula 1. No entanto, o espanhol frisa que não quer continuar lutando para extrair o máximo de um carro reconhecidamente inferior. A Ferrari não ganha um título desde 2007, com Raikkonen. Alonso foi campeão pela última vez em 2006.

Alonso ficou viu a ascensão da Red Bull (com quatro títulos de Vettel), sendo superado também pelas Mercedes de Hamilton e Rosberg em 2014.

“Eu tenho a sorte de poder escolher o meu futuro, mas é lógico que em conjunto com a Ferrari”.

Dança das cadeiras: Bianchi na Ferrari e Button desempregado

Com a possível saída de Alonso, alguns nomes já vêm sendo especulados na Ferrari. Sebastian Vettel é um sonho antigo, mas não deve deixar a Red Bull antes de 2016. Jules Bianchi, atualmente na Marussia, foi formado pela academia de pilotos da equipe italiana, e também está entre os cotados.

O francês se diz pronto para assumir o posto. “Tenho trabalhado nisso desde que cheguei à Academia da Ferrari no fim de 2009. Agora, fiz duas temporadas na Fórmula 1. Acho que tenho uma boa experiência e me sinto pronto para isso”, diz Bianchi, que tentou evitar especulações. “É claro que, no momento, os dois pilotos (Fernando Alonso e Kimi Raikkonen) têm contrato, então não é esta a questão. Mas se houver uma oportunidade, será bom para mim e eu me sinto bem. Parece o passo lógico para mim se algo deste tipo acontecer”, completou.

Com a mudança do espanhol, quem corre o risco de ficar sem emprego é Jenson Button. Aos 34 anos, o britânico indicou ter opções limitadas para 2015.

“Como vocês (jornalistas) sabem, não posso discutir nada sobre meu contrato, mas (a McLaren) é a melhor opção”, afirmou. Segundo ele, a situação é a mesma com o dinamarquês Kevin Magnussen, seu companheiro de equipe.

Sebastian Vettel, por sua vez, não está na mira apenas da Ferrari. O alemão já foi cotado para a própria McLaren, que procura um nome de peso para marcar a volta dos motores Honda. No entanto, o próprio Vettel ironizou a boataria.

“Acho que Jenson já tem 17 companheiros de equipe para o próximo ano”, disse o tetracampeão. “Eu fui um deles há algumas semanas, e, talvez na próxima semana, eu vá ser de novo”, brincou.

Fórmula 1