Topo

Fórmula 1

Vettel ironiza estreia de Verstappen, mas admite empolgação com holandês

Alemão derrubou marcas precocemente na Fórmula 1 entre 2006 e 2008; diante da queda de uma delas, brinca e diz que Max Verstappen nem pode dirigir fora do circuito - TOM GANDOLFINI/AFP
Alemão derrubou marcas precocemente na Fórmula 1 entre 2006 e 2008; diante da queda de uma delas, brinca e diz que Max Verstappen nem pode dirigir fora do circuito Imagem: TOM GANDOLFINI/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 08h52

Sebastian Vettel se notabilizou por seus recordes precoces na Fórmula 1. No entanto, no Grande Prêmio do Japão deste final de semana, o holandês Max Verstappen assumirá um recorde ainda mais precoce, tornando-se o mais jovem piloto da história a participar de uma etapa da categoria. Detalhe: por uma margem de mais de dois anos.

Aos 17 anos (e dois dias) de idade, Verstappen disputará o primeiro treino livre em Suzuka nesta sexta-feira com a Toro Rosso. Até então, o piloto mais jovem a participar de um Grande Prêmio era o próprio Vettel, que disputou os treinos livres para o GP da Hungria de 2006 pela BMW-Sauber com 19 anos e 53 dias.

No entanto, o próprio alemão da Red Bull encara a quebra de seu recorde com bom humor. Questionado a respeito em entrevista coletiva, Vettel brincou com a pouca idade do filho de Jos Verstappen.

“Acho que uma das grandes diferenças é que eu podia dirigir sozinho do hotel para a pista, o que eu acho que ele não pode. Ele não tem uma carteira de motorista”, brincou o tetracampeão.

Segundo leis nacionais, os holandeses podem tirar sua carteira de motorista a partir dos 18 anos. No entanto, podem começar a ter aulas aos 16 anos, e são autorizados a dirigir aos 17 caso sejam aprovados em um testes e sejam sempre acompanhados por um responsável. Na Alemanha, o documento é expedido a partir dos 18 anos, mas os jovens motoristas também podem sair às ruas com carros aos 17 anos, desde que supervisionados pelos pais.

Apesar das ironias, Vettel apontou a estreia de Max Verstappen como um sinal do atual momento da Fórmula 1 e das mudanças decorrentes do regulamento para a temporada de 2014.

“Acho que a Fórmula 1 mudou muito, especialmente neste ano. Não é segredo que os carros ficaram mais lentos. É diferente dos outros anos, provavelmente um pouco mais técnico, mas menos exigente no que se refere às velocidades nas curvas. Especialmente em pistas como esta (Suzuka)”, disse Vettel, que foi além e se mostrou empolgado com a estreia do jovem Max Verstappen.

“Estou animado para ver ele correndo. Obviamente, ele fez apenas meio ano, três quartos de ano na Fórmula 3. Acho que ele tem um currículo notável no kart. Então, sim, acho que ele tem potencial. Por outro lado, você precisa dar tempo a ele, o quanto ele precisa. Quando eu tinha 19 anos, estava chegando à Fórmula 1. Você precisa se sentir pronto, e você não diz não se alguém te oferece a oportunidade de pilotar um carro de Fórmula 1. Mas você precisa se acostumar às coisas no seu tempo. Não apenas ao carro, mas ao trabalho com a equipe, que é diferente na Fórmula 1 das outras categorias”, afirmou.

Os recordes vigentes do precoce Sebastian Vettel:

- Mais jovem piloto a participar de um Grande Prêmio: 19 anos e 53 dias (Turquia, 2006, pela BMW-Sauber)

- Mais jovem piloto punido em um Grande Prêmio: 19 anos e 53 dias (Turquia, 2006, pela BMW-Sauber)

- Menor tempo de carreira até a primeira punição: 6 segundos após a estreia, por exceder o limite de velocidade no pitlane (Turquia, 2006, pela BMW-Sauber)

- Mais jovem piloto a liderar uma volta em um Grande Prêmio: 20 anos e 89 dias (Japão, 2007, pela Toro Rosso)

- Mais jovem piloto a conquistar uma pole position: 21 anos e 72 dias (Itália, 2008, pela Toro Rosso)

- Mais jovem piloto a vencer uma corrida: 21 anos e 73 dias (Itália, 2008, pela Toro Rosso)

- Mais jovem piloto a vencer uma corrida largando da pole position: 21 anos e 73 dias (Itália, 2008, pela Toro Rosso)

- Mais jovem piloto a conquistar um hat trick (pole position, vitória e volta mais rápida: 21 anos e 353 dias (Grã-Bretanha, 2009, pela Red Bull)

- Mais jovem piloto vice-campeão: 22 anos e 121 dias (Emirados Árabes, 2009, pela Red Bull)

- Mais jovem campeão: 23 anos e 135 dias (Emirados Árabes, 2010, pela Red Bull)

- Mais jovem piloto a conquistar uma vitória largando da pole position, liderando todas as voltas da prova e conquistando a volta mais rápida: 24 anos e 119 dias (Índia, 2011, pela Red Bull)

Fórmula 1