Topo

Fórmula 1

PlayStation ajudou piloto de 17 anos em sua estreia na Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

03/10/2014 09h07

Max Verstappen se tornou nesta sexta-feira o mais jovem piloto a competir oficialmente na Fórmula 1. Aos 17 anos e três dias de idade, o holandês disputou o primeiro treino livre do Grande Prêmio do Japão com a Toro Rosso, conquistando o 12º lugar. A estreia, porém, não assustou Verstappen, que se adequou à F-1 “treinando” no vídeo-game.

“Acho que a geração mais jovem cresce com isso, com botões (do volante), com essas coisas todas que você joga tantas vezes no PlayStation”, disse. “Então, você vê os botões – eles estão todos ali – e você se sente ali pela primeira vez”, acrescentou o holandês, já anunciado pela própria Toro Rosso como titular da escuderia para 2015.

O holandês, que deixou os karts em 2013 para disputar a Fórmula 3 europeia em 2014, conseguiu adiantar sua superlicença junto à FIA em setembro para poder estrear na F-1. Em seu primeiro treino em um Grande Prêmio, marcou 1min38s157, contra 1min37s714 de seu companheiro de equipe, o russo Daniil Kvyat, décimo colocado em Suzuka.

“Acho que não posso reclamar”, disse o jovem holandês, apesar do problema de motor que o tirou da pista no decorrer da sessão. “Eu não estava nem perto do meu limite. Pilotei de maneira segura, sem fazer loucuras. Para mim, o mais importante era dar voltas, me acostumar ao carro, me acostumar à pista – porque não é uma pista fácil. Mas, sim, quando eu vi o tempo na tela, fiquei feliz”, acrescentou.

Apesar das críticas pela escolha da Toro Rosso por um piloto pouco experiente, Verstappen afirmou que a adaptação à Fórmula 1 é complicada, independentemente da idade. “Acho que um carro de F-1 nunca é fácil de pilotar. Pelo menos, não é fácil para mim”, afirmou. “Não sei para os outros, mas vocês (jornalistas) podem perguntar a eles”, emendou o holandês, que testou pela primeira vez em um circuito com um carro da categoria em setembro, na Itália.

“O maior desafio foi me acostumar ao carro. É um pouco diferente do carro de 2012 (usado no teste de setembro). Os sistemas, os botões no volante… Foi novo para mim também, mas acho que foi tudo bem", analisou.

Fórmula 1