Topo

Fórmula 1

Azerbaijão mostra traçado quadrado para o GP de F-1 em 2016; veja

Corrida será disputada em Baku com o título de Grande Prêmio da Europa - Baku Grand Prix/Divulgação
Corrida será disputada em Baku com o título de Grande Prêmio da Europa Imagem: Baku Grand Prix/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 18h15

Os responsáveis pelo Circuito de Rua de Baku (Azerbaijão), que estará presente no calendário da Fórmula 1 a partir de 2016 como palco do Grande Prêmio da Europa, apresentaram nesta terça-feira o desenho do traçado da prova. A pista foi desenhada pelo escritório do designer Hermann Tilke e ganhou elogios de Bernie Ecclestone, diretor-executivo da Formula One Management (FOM).

“O Azerbaijão é a mais recente aquisição ao calendário da Fórmula 1, e eu estou feliz por ver que o país apresentou um novo e inovador circuito de rua que definitivamente irá ajudar a criar um evento de classe mundial quando passar a receber nossas corridas em 2016”, discursou Ecclestone na cerimônia de apresentação.

A apresentação foi feita ao lado de Azad Rahimov, ministro da juventude e do esporte do Azerbaijão. Segundo Rahimov, as autoridades locais trabalham com Hermann Tilke desde 2013 para criar “um circuito único, que irá ajudar o Grande Prêmio em Baku a rapidamente se estabelecer como um dos mais empolgantes do calendário”.

A pista se localizará às margens do Mar Cáspio, passando por trechos medievais da chamada Cidade Velha de Baku, e terá 6.006 m de comprimento - dentre os circuitos atuais, apenas Spa-Francorchamps (7.004 m) é maior. No desenho apresentado, destaca-se o trecho "quadrado" de cerca de metade da volta. Ao todo, serão 20 curvas, sendo oito para a direita e 12 para a esquerda. Segundo projeções, os pilotos alcançarão 340 km/h de velocidade máxima na reta principal.

“Queríamos uma pista que mostrasse o melhor de Baku, nossa capital, e estou feliz pelo circuito no qual as equipes de Fórmula 1 correrão em 2016 ter alcançado exatamente este alvo”, afirmou o ministro Azah Rahimov. “Agora, a próxima fase de trabalho duro começa, e estamos todos empolgados por ver a evolução do circuito nos próximos meses”, completou.

O calendário de 2016 da Fórmula 1 prevê 21 corridas, ainda sem saber o futuro dos Grandes Prêmio de Bélgica e Malásia. As duas etapas têm contratos até 2015 com a FOM, e ainda não sabem se os compromissos serão renovados. 

Fórmula 1