Topo

Fórmula 1

McLaren admite conversas com Alonso. Mas espanhol está no mercado para 2016

Espanhol deve ser anunciado em 15 dias, mas para permanecer na McLaren por apenas um ano; segundo imprensa espanhola, destino seria ocupar a vaga de Lewis Hamilton - AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ
Espanhol deve ser anunciado em 15 dias, mas para permanecer na McLaren por apenas um ano; segundo imprensa espanhola, destino seria ocupar a vaga de Lewis Hamilton Imagem: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 06h00

A McLaren deverá anunciar até o final de outubro a contratação do espanhol Fernando Alonso para ser um de seus pilotos titulares para a temporada 2015 da Fórmula 1. Favorito à vaga ocupada atualmente por Jenson Button para próxima temporada, Alonso vem conversando com dirigentes do time britânico e deve ser publicamente oficializado entre as etapas da Rússia e dos Estados Unidos do Mundial de 2014.

É o que indica Eric Boullier, diretor esportivo da própria McLaren. “Estamos falando com Alonso, é claro”, afirmou o dirigente em entrevista aos espanhóis da Movistar TV. “Acredito que, em duas semanas, mais ou menos, poderemos anunciar nossa dupla de pilotos para o próximo ano, ainda que esta não seja nossa prioridade neste momento”, completou.

A tendência é que Alonso forme dupla de pilotos titulares com o dinamarquês Kevin Magnussen. Jenson Button, aos 34 anos, deve se aposentar da Fórmula 1. Na Ferrari, a vaga do espanhol deverá ser ocupada por Sebastian Vettel, que já anunciou que deixará a Red Bull no final de 2014. Kimi Raikkonen seria mantido.

Os rumores envolvendo Alonso, no entanto, dão margem a especulações que vão além de 2015. Segundo o jornal esportivo espanhol Marca, a McLaren seria apenas uma acomodação para o bicampeão mundial por uma temporada, antes de uma transferência para correr pela Mercedes na temporada 2016.

De acordo com a publicação, a transferência depende do aval da McLaren para a proposta por um contrato de um ano. Além disso, Fernando Alonso só correria na Mercedes caso o time alemão opte por não renovar com Lewis Hamilton, que tem contrato até o final de 2015. A equipe prateada, diz o jornal, “não está contente” com o britânico.

Embora Hamilton lidere o Mundial de 2014 com 266 pontos, 10 a mais que seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, o britânico estaria incomodando seus atuais chefes pelas polêmicas internas. Desta forma, o caminho estaria livre para especulações na imprensa espanhola.

“Corre o rumor de que a Mercedes já comunicou a Hamilton que seu contrato não será renovado a partir de 2016, motivo pelo qual Fernando veria a porta aberta”, assegura o jornal. “Também é certo que, neste momento, a opção da McLaren é a que melhor encaixa no futuro imediato do asturiano. Salvo um cataclisma de última hora no cerne da Mercedes, esta é a única vaga livre entre os chamados grandes da F-1”, completa, em tom especulativo.

Fórmula 1