Topo

Fórmula 1

Novo boletim revela lesão de Bianchi e fala em estado crítico, mas estável

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 11h05

A Marussia divulgou nesta terça-feira (07) um comunicado, emitido pela família de Jules Bianchi e pela equipe médica, sobre o estado de saúde do piloto. De acordo com o boletim, a situação do francês, que sofreu um grave acidente no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, permanece crítica, mas estável.

"Este é um momento difícil para nossa família, mas as mensagens de apoio e carinho por Jules vindas de todo o mundo têm sido uma fonte de grande conforto para nós. Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos", disseram os familiares do piloto.

Segundo o comunicado, Bianchi sofreu lesão axonal difusa, com graves danos cerebrais. Este tipo de problema é normalmente causado por desaceleração brusca, como ocorreu com o piloto da Marussia. O francês se chocou a aproximadamente 200 km/h com um guindaste que retirava o carro de Adrian Sutil na área de escape do circuito de Suzuka.

"É extremamente grave, acontece no prolongamento dos neurônios. Isso faz com que a função dos neurônios fique desligada. É traumática e bastante grave. As pessoas ficam em coma e ela causa sequelas", explicou ao UOL Esporte o médico Leandro Teles, neurologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "Não é uma lesão de operação. Não tem como conduzir, é manter o paciente em coma. Só dá para saber o que vai acontecer quando ele acordar. Isso pode acontecer em semanas ou meses".

Removido para o Hospital Universitário de Mie, na cidade de Yokkaichi, ele foi submetido a uma cirurgia e está na UTI desde o último domingo (05).

"Os médicos do hospital estão providenciando o melhor tratamento e atenção e nós estamos gratos por tudo o que eles têm feito por Jules desde seu acidente", afirmaram os pais do piloto.

Nesta terça, os pais do piloto chegaram da França para acompanhar a situação de Bianchi. Eles permaneceram por cerca de duas horas no hospital, conversaram com a equipe médica e deixaram o local sem conversar com a imprensa.

Também estiveram no hospital o empresário de Bianchi, Nicolas Todt, e os médicos Gerard Saillant, que viajou ao Japão a pedido da família do piloto, e Alessandro Frati, neurocirurgião fornecido pela Ferrari.

Saillant é ex-chefe do departamento de traumatologia e cirurgia ortopédica do Hospital Universitário Pitié-Salpêtrière, em Paris, e trabalhou em casos de lesões graves de outros atletas, como Ronaldo e Michael Schumacher. Atualmente é presidente da comissão médica da FIA. Já Frati é neurocirurgião da Universidade de Roma La Sapienza

"Eles chegaram ao hospital hoje e se encontraram com a equipe médica responsável pelo tratamento de Jules, de forma a serem totalmente informados de seu estado clínico para estarem aptos a aconselharem a família. Os professores Saillant e Frati reconhecem o excelente atendimento prestado pelo Hospital Geral de Mie e gostariam de agradecer aos seus colegas japoneses", trouxe o comunicado.

Confira o comunicado completo da família de Jules Bianchi

Um comunicado da família de Jules Bianchi

Yokkaichi, Japão
7 de outubro de 2014

O comunicado a seguir foi fornecido pela família de Jules Bianchi, em conjunto com o Centro Médico Geral Mie, e é distribuído em seu nome pela escuderia Marussia.

“Este é um momento muito difícil para nossa família, mas as mensagens de apoio e carinho por Jules vindas de todo o mundo têm sido uma fonte de grande conforto para nós. Nós gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos

Jules permanece na Unidade de Terapia Intensiva do Centro Médico Geral de Mie, em Yokkaichi. Ele sofreu uma lesão axonal difusa e está em uma condição crítica, mas estável. Os médicos do hospital estão providenciando o melhor tratamento e atenção e nós estamos gratos por tudo o que eles têm feito por Jules desde seu acidente.

Nós também estamos gratos com a presença do professor Gerard Saillant, presidente da Comissão Médica da FIA, e do professor Alessandro Frati, neurocirurgião da Universidade de Roma La Sapienza, que viajou ao Japão a pedido da Escuderia Ferrari. Eles chegaram ao hospital hoje e se encontraram com a equipe médica responsável pelo tratamento de Jules, de forma a serem totalmente informados de seu estado clínico para estarem aptos a aconselharem a família. Os professores Saillant e Frati reconhecem o excelente atendimento prestado pelo Hospital Geral de Mie e gostariam de agradecer aos seus colegas japoneses.

O hospital continuará a monitorar e tratar Jules, e mais atualizações médicas serão fornecidas quando adequado
".

Fórmula 1