Topo

Fórmula 1

Marussia justifica homenagem a Jules Bianchi e diz: nem pensou em desistir

Equipe deixou o carro de Bianchi pronto nos boxes e não colocou reserva na pista - Luca Bruno/AP
Equipe deixou o carro de Bianchi pronto nos boxes e não colocou reserva na pista Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo

10/10/2014 14h19

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, a Marussia justificou sua opção por utilizar apenas um carro no Grande Prêmio da Rússia deste final de semana. Segundo o diretor-executivo da equipe, Graeme Lowdon, a opção por correr apenas com Max Chilton foi tomada por respeito a Jules Bianchi.

O francês sofreu um grave acidente no último domingo, no Japão, está hospitalizado com uma lesão axonal difusa. A equipe tinha a opção de não disputar o GP da Rússia ou de correr com o piloto reserva, Alexander Rossi, na vaga de Bianchi. No entanto, optou por deixar o carro do francês montado e pronto para correr parado nos boxes do Autódromo de Sochi.

“Não conheço uma pessoa que não goste dele (Bianchi). E você não deseja a ninguém aquele acidente, mas certamente Jules tem tantos amigos que a batida dele certamente afetou muitas pessoas. Nossa prioridade daqui para frente é Jules e sua família, e garantir a eles o máximo de apoio neste momento tão difícil”, afirmou o dirigente, justificando a opção por não desistir da corrida em Sochi.

“Achamos que o melhor a fazer era vir aqui, participar do evento, mas também mostrar nosso apoio a Jules e o respeito ao pai, à mãe e à família de Jules. Desistimos de nosso segundo carro. Ele está vistoriado, está lá, pronto, na garagem e tem o número de Jules”, completou.

Lowdon, porém, admitiu que uma forma importante de homenagear Jules Bianchi era competir na Rússia para não correr o risco de ver o time superado no Mundial de construtores. A Marussia tem dois pontos, justamente conquistados por Bianchi no GP de Mônaco.

“O mais importante que queríamos era fazer algo útil, o máximo que pudéssemos por Jules e pela família de Jules. Este era nosso primeiro objetivo. Mas também estamos na nona colocação do Mundial (de construtores) neste momento, e esta é uma posição muito importante para nós. Estamos nesta posição em boa parte por conta de Jules. Ele é um piloto, então ele quer que façamos o melhor que pudermos”, disse Lowdon.

Fórmula 1