Topo

Fórmula 1

Pilotos e ex-pilotos criticam uso de tratores para resgatar carros na F-1

Alain Prost pediu restrições ao uso de tratores, como proteções antichoque - Getty Images
Alain Prost pediu restrições ao uso de tratores, como proteções antichoque Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/10/2014 10h22

O acidente sofrido por Jules Bianchi no Grande Prêmio do Japão do último domingo reforçou o pedido de pilotos e ex-pilotos de Fórmula 1 por mais segurança nas corridas. O alvo dos protestos é a presença de maquinário pesado na pista, como os tratores que resgatam os carros parados ou batidos. Foi contra um destes que Bianchi se chocou em Suzuka.

”Passamos 14 anos pedindo que não coloquem estes tratores na pista se o safety car não neutralizou antes a corrida. Em todo caso, que os tratores tenham ao menos proteções antichoque”, cobrou o francês Alain Prost. “O que aconteceu em Suzuka não é fatalidade - é incrível, um erro inaceitável. Este é possivelmente um dos poucos pontos em que se pode melhorar a segurança dos pilotos”, completou o tetracampeão.

Entre os pilotos na ativa, a ideia é conversar com Charlie Whitting, diretor de provas e delegado de segurança da FIA ainda neste final de semana. “Explicaremos a ele as mudanças que queremos ainda nesta semana”, resumiu Nico Rosberg, piloto alemão da Mercedes, em declaração divulgada pelo jornal espanhol Mundo Deportivo. Rosberg, porém, não deu detalhes a respeito das exigências.

Não é a primeira vez que os tratores na pista causam polêmica. No GP do Brasil de 2003, Michael Schumacher (Ferrari) saiu da pista e quase acertou uma das máquinas que retiravam o carro de Antonio Pizzonia (Jaguar) na área de escape. Em 2007, no GP da Europa, Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) saiu de traseira e chegou a tocar um dos tratores, mas em velocidade muito baixa.

A única pista no calendário da Fórmula 1 em que os carros são resgatados sem tratores é Mônaco, que sofre com falta de espaço. Em Monte Carlo, os veículos parados são retirados por suspensão, utilizando gruas posicionadas fora do traçado.

Fórmula 1