Por segurança, F-1 pode ter limite de velocidade após acidente de Bianchi
A Fórmula 1 estuda novas medidas de segurança para a retirada de carros, levantadas após o acidente sofrido pelo francês Jules Bianchi no Grande Prêmio do Japão do último domingo. Entre as novidades, estão o limite de velocidade e os para-choques em veículos que removem os monopostos batidos ou quebrados.
Segundo Charlie Whiting, diretor de corrida e delegado de segurança da FIA, as propostas serão debatidas neste sábado com os pilotos, na Rússia. “Acho que há coisas para aprendermos. Queremos nos engajar com todas as equipes e pilotos para assegurarmos que as ideias serão ouvidas”, disse o dirigente.
Durante um evento oficial nesta sexta-feira ,contando com o presidente da FIA, Jean Todt, e médicos da Fórmula 1, Whiting exibiu aos jornalistas presentes ao Grande Prêmio da Rússia as imagens da batida de Bianchi. O registro mostrou comissários de pista em Suzuka balançando bandeiras amarelas duplas, uma sinalização de extrema segurança antes da entrada do safety car referente à saída de pista de Adrian Sutil, da Sauber. Segundo Whiting, Jules Bianchi diminuiu a velocidade, mas não afirmou quanto.
Diante do acidente do francês da Marussia, Whiting disse que existe a possibilidade de a Fórmula 1 adotar um “safety car virtual”. Com esta medida, os carros teriam a velocidade automaticamente reduzida para um máxima (de forma remota) mediante um acidente na pista. Em casos mais extremos, o carro-madrinha iria à pista como de costume.
O dirigente reconhece, no entanto, que a sugestão de um limite de velocidade deve ser recebida com rejeição inicial. “Provavelmente não será um limite de velocidade, mas acredito que haverá um controle de velocidade, com certeza e clareza”, assegurou, descartando que a F-1 possa ter novidades deste tipo já neste final de semana.
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