Topo

Fórmula 1

1º piloto da Williams, Massa vê rival interno ter o dobro de pontos

Do UOL, em São Paulo

12/10/2014 13h22

Felipe Massa iniciou o ano com o posto de primeiro piloto da Williams. Os oito anos de Ferrari e o vice campeonato de 2008 credenciaram o brasileiro ao status de “líder” da equipe. Mas o piloto ficou para trás na disputa com seu concorrente interno, Valtteri Bottas, um jovem de 25 anos e que disputa seu 2º ano na Fórmula 1.

No GP da Rússia deste domingo, o finlandês conseguiu sua maior vantagem de pontos em relação a Massa: 74 pontos.

Com a 3ª colocação em Sochi, Bottas alcançou 145 pontos, mais do que o dobro em relação ao brasileiro. Massa tem 71 pontos e não pontuou na Rússia (foi o 11º colocado).

“Minha corrida neste domingo foi prejudicada pelo tráfego de carros e isso me impediu de somar pontos”, disse Massa ao site oficial da Williams.

Até então, a maior distância aberta por Bottas era de 67 pontos após o GP da Itália.

Apesar da disparidade de pontos, não há grande pressão na Williams para que Massa melhore seu rendimento nas pistas.

Isso porque a equipe vê em Bottas o piloto que disputará título em 2015. Já Massa funcionaria como um “grande orientador” interno , usando sua experiência nas pitas para dar importantes instruções no desenvolvimento do carro.

O brasileiro é tido pela chefia britânica como fundamental no ressurgimento da Williams, que em 2013 fez uma de suas piores campanhas recentes na categoria (apenas 5 pontos somados em todo o ano).

Em 2014, a Williams mira a 3ª colocação no Mundial de Construtores. O time tem 216 pontos, à frente da Ferrari, atual quarta colocada, com 188 pontos. A Williams já avisou que seus dois pilotos serão mantidos para a próxima temporada.

Fórmula 1