Topo

Fórmula 1

Massa critica escolha de pneus médio e duros para Interlagos: 'inaceitável'

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 09h18

Felipe Massa reprovou a escolha da Pirelli em enviar pneus médios e duros para o GP de Interlagos, dia 9 de novembro. O piloto brasileiro enfatiza que o circuito de São Paulo recebeu novo asfalto recentemente e que o correto seriam compostos macios ou super macios. Massa considera perigoso aos pilotos o uso dos pneus duros, com menor aderência ao piso novo.

“Este ano Interlagos ganhou novo asfalto, e sempre que é muito mais difícil conduzir [com pneus duros] em asfalto novo. Não sei o porquê da escolha”, declarou Massa ao jornal alemão Auto Motor und Sport.

“É absolutamente inaceitável”, completou.

A decisão da Pirelli pelos compostos mais duros em São Paulo foi baseada em reclamações antigas de pilotos e equipes.

O GP Interlagos foi definido como um circuito de piso abrasivo, irregular e duro, além de muitas curvas, que exigiriam compostos mais resistentes.

No entanto, o asfalto não é mais o mesmo, insiste Massa.  No domingo, a Fórmula 1 esteve na Rússia, cujo GP de Sochi também foi realizado em piso novo.

Com menor desgaste de pneu em razão do asfalto novo, Felipe Massa colocou compostos duros logo no começo da prova na Rússia. A estratégia era levar o mesmo pneu até o fim.

O alemão Nico Rosberg fez o contrário, largando com compostos mais macios e colocando os compostos duros no primeiro pitstop. Assim, conseguiu levar sua Mercedes até o fim com um único pit stop, terminando em segundo. Já o piloto da Williams fez outra parada no meio da prova, ficando em 11º, fora da zona de pontuação.

Responsável pelo fornecimento de pneus às equipes, a Pirelli reiterou que historicamente Interlagos necessitava de pneus duros, mas informou que será feita uma nova análise da pista após atualizações no piso.

“Será feita nova análise técnica. Nós iremos falar sobre isso”, comunicou o chefe da Pirelli, Paul Hembery.

Fórmula 1