Topo

Fórmula 1

Robert Kubica sonha com volta à F1. E uma cirurgia pode deixá-lo mais perto

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 08h39

A volta do polonês Robert Kubica à Fórmula 1 é um desejo recorrente dos fãs da categoria. O principal obstáculo para tal: a limitação de movimentos de seu braço direito, resultado de um grave acidente de rali sofrido no início de 2011. No entanto, uma cirurgia no local pode recolocá-lo na briga por um lugar na F1.

Então contratado para correr pela Lotus, Kubica sofreu graves avarias no braço, no pulso e nos dedos da mão direita. Embora as lesões inviabilizem sua permanência no estreito cockpit de um carro da F1, não chegam a atrapalhar seu desempenho do rali. Desde 2013, ele disputa o Campeonato Mundial da categoria.

Em entrevista à BBC, Kubica disse sentir falta da Fórmula 1. Por isso, ao fim da temporada 2014 do Mundial de Rali, deverá se submeter a uma cirurgia no braço. Caso o procedimento seja bem sucedido, o polonês, 29 anos, pode se colocar novamente à disposição de equipes.

“Uma vez que a temporada tenha terminado, vou procurar por tudo (...). Seria um sonho voltar para a F1”, disse Kubica, assegurando estar “tudo bem com o braço e com a mão”. Segundo ele, o problema agora é conseguir achar uma data para a operação.

“Do ponto de vista da mobilidade, tivemos algumas evoluções. Do ponto de vista da limitação (de movimentos), (o rali) é basicamente a mesma coisa (que a F1). Então, preciso passar por mais cirurgias – e há possibilidades. Mas esta é uma temporada apertada, há muitos ralis, e eles são eventos longos”, completou.

Embora admita que a volta à Fórmula 1 seria “um sonho”, Kubica pediu pés no chão. “Precisamos ser realistas. Se decidirmos tentar voltar, passarei por mais cirurgias no domingo, e talvez com a ajuda de médicos e alguma sorte, isso será possível”, completou. A decisão deve sair após o Rali da Grã-Bretanha, em 16 de novembro.

Fórmula 1