Topo

Fórmula 1

Novos donos da Caterham cobram antecessores e ameaçam fechar as portas

Dirigentes dizem não ter recebido ações de antigos donos, garantidos em compra - Andrew Hone/Getty Images
Dirigentes dizem não ter recebido ações de antigos donos, garantidos em compra Imagem: Andrew Hone/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 16h52

A Caterham divulgou nesta quarta-feira um comunicado que coloca em xeque sua própria permanência na Fórmula 1. Sob nova direção, a equipe afirmou que seus atuis donos não receberam as ações da equipe de seus antigos proprietários, e que podem devolvê-la a Tony Fernandes, o fundador do time. O fechamento não está descartado.

Segundo o comunicado da Engavest AS, que comprou a Caterham no fim de junho, os antigos proprietários da equipe não transferiram legalmente o time aos novos donos. Desta forma, nos últimos três meses, os responsáveis pela Caterham estariam cuidando do time “de boa fé”, sem serem legalmente seus proprietários.

“O comprador foi deixado na ofensiva posição de financiar a equipe sem possuir o título legal que havia adquirido”, diz a nota divulgado nesta quarta-feira. “Depois de três meses de operação da Caterham F1 Team de boa fé, o comprador agora é forçado a explorar todas as opções, inclusive o abandono administrativo”, completou.

No comunicado, a Caterham ameaça acionar legalmente Tony Fernandes, e até mesmo fechar as portas. Caso a possibilidade seja levada adiante com efeito imediato, os carros do time nem mesmo disputariam o Grande Prêmio dos EUA, próxima etapa da temporada.

Confira o comunicado:

"Em 29 de junho de 2014, a Caterham Enterprises Ltd, a Caterham (UK) Ltd e o Xeque Mohamed Nasarudin (vendedor), além de seus acionistas Tony Fernandes e Datuk Kamarudin Bin Meranun, chegaram a um acordo e compra e venda com a Engavest SA (comprador), que dizia respeito à 1Malaysia Racing Team Sdn Bhd/Caterham F1 Team.

Desde a data do acordo, o vendedor se negou a cumprir com as obrigações legais de transferir as ações ao comprador. O comprador foi deixado na ofensiva posição de financiar a equipe sem possuir o título legal que havia adquirido. Isto vai de encontro ao comunicado divulgado pela parte vendedora em 3 de outubro de 2014, no qual o senhor Fernandes e seu Grupo Caterham declararam não ter mais quaisquer ligações com a Caterham F1 Team.

Os administradores da Caterham Sports Limited foram encaminhados aos cuidados do Export-Import Bank of Malaysia Berhad (Exim), um credor do senhor Fernandes e do Grupo Caterham. Infelizmente, os indicadores administrativos tiveram efeitos devastadores nas atividades da equipe de Fórmula 1. Desde este indicativo, os administradores divulgaram diversos comunicados de imprensa, que confrontam severamente a administração da Caterham F1 team.

Depois de três meses de operação da Caterham F1 Team de boa fé, o comprador agora é forçado a explorar todas as opções, inclusive o abandono administrativo. Advogados foram instruídos pelo comprador a levar todas as queixas às partes envolvidas – incluindo o senhor Fernandes, que, como dono, irá assumir as operações na Fórmula 1."

Fórmula 1