Topo

Fórmula 1

GP da Espanha pode deixar Barcelona para correr nas ruas de Madri

Capital espanhola entra na briga para recebe F1 a partir de 2017 - EFE/Juanjo Martín
Capital espanhola entra na briga para recebe F1 a partir de 2017 Imagem: EFE/Juanjo Martín

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 10h53

De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, o diretor executivo da Formula One Management (FOM), Bernie Ecclestone, conversa com empresários espanhóis para mudar o palco do Grande Prêmio da Espanha. A corrida, que acontece em Barcelona desde 1991, poderia correr nas ruas de Madri.

A iniciativa recebeu o aval de Ecclestone para que se desenvolva. O dirigente, segundo a publicação, “quer levar a Madri o mesmo modelo que impulsionou um projeto similar desenvolvido em Londres”, que acabou não sendo levado adiante.

A possibilidade de uma corrida de Fórmula 1 em Madri não é inédita. Desta vez, porém, a chance de um acordo seria maior, diante da promessa de financiamento 100% privado de um grupo de investidores na corrida. Ecclestone teria inclusive garantias bancárias do projeto – cada prova custaria 50 milhões de euros.

“Obviamente, uma corrida de Fórmula 1 no centro de Madri deve contar com imprescindíveis apoios institucionais, políticos e sociais, sobretudo considerando as características do circuito e sua repercussão para a cidade”, avalia o jornal. Estima-se que o GP de Madri poderia atrair 100 mil visitantes à cidade.

Por contrato, o GP da Espanha acontecerá em Barcelona até 2016. A possibilidade de duas provas no país por temporada está vetada por Ecclestone após o fim do GP da Europa em Valência – prova que acontecia com investimento parcialmente público.

Fórmula 1