Topo

Fórmula 1

McLaren? Ferrari? Nas equipes menores, briga é para manter emprego em 2015

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 09h46

Nas equipes de ponta da Fórmula 1, a briga por vagas tem esquentado o noticiário. Fernando Alonso vai para a McLaren ocupar a vaga de Jenson Button? Sebastian Vettel deixou a Red Bull para correr pela Ferrari?

Mas nas equipes médias e pequenas, a corrida por assentos é outra. Com atuações mais discretas ao longo de 2014, são vários os pilotos que querem apenas permanecer onde estão.

Na Force India, o alemão Nico Hulkenberg já está confirmado para o próximo ano, gerando suspense em torno da permanência de Sergio Perez. O mexicano tem o chamado contrato ‘multiyear’ (mais de um ano) com a equipe, o que não é exatamente uma garantia de vaga – em 2013, na McLaren, a situação de Perez era a mesma.

“Quero definir minha situação”, disse Perez, responsável pelo único pódio da equipe em 2014, no Bahrein. “Estamos chegando ao fim do ano. Acho que, na próxima semana, mais ou menos, meu futuro estará definido. Conseguir um acordo é minha prioridade agora”, acrescentou.

Na Lotus, que correrá de motores Mercedes em 2015, a situação é parecida. O venezuelano Pastor Maldonado já tem vaga assegurada, mas o francês Romain Grosjean ainda tenta assegurar seu emprego. No entanto, a situação é mais clara: tanto a equipe quanto o piloto querem prorrogar o compromisso.

”Não espero nenhuma mudança”, disse Gerard Lopez, o dono da Lotus. “Conheço Romain a tempo suficiente para saber que, se ele fosse sair, seria para uma equipe que pode brigar por vitórias ou algo assim. Acho que, neste momento, ele está bem aconselhado para permanecer aqui, dado o que estamos fazendo para a próxima temporada”, completou o dirigente.

A opinião é semelhante à do próprio piloto. “Há grandes mudanças acontecendo aqui (na Lotus) no próximo ano, e não é um lugar ruim para se estar. Não é o lugar para ser campeão do mundo em 2015, mas acho que podemos marcar pontos e chegar ao pódio algumas vezes. Neste caso, podemos trabalhar para 2016”, analisou Grosjean.

Para quem já perdeu o emprego, a esperança é encontrar uma nova escuderia para correr no ano que vem. O francês Jean-Eric Vergne, preterido na Toro Rosso, admite estar em busca de equipes, inclusive fazendo mudanças gerenciais na carreira – o que inclui a contratação de um novo empresário e a busca por patrocinadores para levar para equipes.

Questionado pelo site da emissora britânica Sky Sports se está em busca de novas equipes, Vergne disse que sim. “Algumas. Mas não posso dizer nada além disso”, resumiu. “Não sou o tipo de cara que fala sobre coisas que podem ou não acontecer, então vou continuar trabalhando duro. Quando eu encontrar algo, eu direi”, completou. Dentre as vagas no grid, as maiores chances como titular seriam na Sauber ou na Marussia.

Fórmula 1