Topo

Fórmula 1

Foco de equipe americana é sobreviver ao cinco primeiros anos na Fórmula 1

Gene Haas terá equipe na F1 em 2016, e optou por estrear sem pressa - Getty Images
Gene Haas terá equipe na F1 em 2016, e optou por estrear sem pressa Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 09h31

Gene Haas tem planos a longo prazo para a Fórmula 1. Em entrevista à CNN, o empresário norte-americano, que estreará na categoria em 2016 à frente da equipe Haas F1, diz que pretende passar pelos primeiros cinco anos na categoria antes de começar a mirar bons resultados.

“Os primeiros cinco anos são de sobrevivência”, disse Haas. “Não tenho grandes expectativas de irmos lá e vencer campeonatos. Se pudermos vencer uma corrida nos primeiros cinco anos, seria um tremendo sucesso”, completou.

A escuderia de Gene Haas, que já tem uma equipe na Nascar, estrearia em 2015, mas preferiu adiar sua entrada em um ano. Em 2015, a Fórmula 1 permitiu a entrada da Forza Rossa, equipe romena que dá poucos indícios de que correrá na categoria.

Em 2010, a F1 aceitou a entrada de quatro equipes, mas que tiveram pouco sucesso. A USF1, dos Estados Unidos, nem mesmo saiu do papel, enquanto a Campos-Meta virou Hispania e fechou as portas no fim de 2012 com o nome de HRT. Lotus (atual Caterham) e Manor (então Virgin, atual Marussia) permanecem.

Para Haas, a paciência para estrear na F1 apenas em 2016 é fundamental para evitar os problemas financeiros que atingem as equipes estreante. “Acho que o maior problema delas foi tentar chegar ao grid muito rápido”, explicou ele, indo além.

"Nós queremos, antes de treinarmos com nossos carros em janeiro de 2016, que nossos chassis estejam prontos em novembro. Iremos investir um bom tempo para garantirmos peças certas, o equipamento correto de boxes, a logística correta, os contêineres corretos – todas as coisas certas que nos levem às corridas”, completou.

Fórmula 1