Topo

Fórmula 1

Tratores? Empresa da Suíça sugere resgate de carros de F1 por helicóptero

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 10h22

A Air Zermatt, uma empresa suíça especializada em resgate de acidentes por helicóptero, quer que a alternativa seja adotada na Fórmula 1.

A iniciativa ressurgiu com mais força após o acidente sofrido por Jules Bianchi no GP do Japão. Na ocasião, o francês da Marussia escapou da pista e atingiu um trator que resgatava a Sauber de Adrian Sutil.

Em entrevista ao jornal suíço Blick, o empresário Jürgen König, representante da companhia, disse que o resgate de carros por cabos de helicópteros poderia evitar um problema maior com Bianchi.

“O acidente poderia ser evitado com nosso sistema de resgate, porque nenhum veículo de recuperação estaria na pista”, disse König.

A companhia já testou sua alternativa em corridas de monopostos na extinta A1GP. Em 2005, a FIA deu permissão para um experimento na etapa de Dubai da categoria. Na ocasião, o carro do Brasil, pilotado por Nelsinho Piquet, foi um dos resgatados por via aérea.

A Air Zermatt assegura ter solicitado informações junto à Fórmula 1 para um teste. A categoria, no entanto, não teria respondido ao apelo.

Fórmula 1