Topo

Fórmula 1

Esvaziado, GP dos Estados Unidos terá que adaptar treino de classificação

Dos 22 pilotos da temporada, apenas 17 deverão disputar treino de classificação - Mark Thompson/Getty Images
Dos 22 pilotos da temporada, apenas 17 deverão disputar treino de classificação Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 09h22

As ausências de Marussia e Caterham no Grande Prêmio dos Estados Unidos obrigará a Fórmula 1 a adaptar suas regras neste final de semana. De acordo com o site da revista Autosprint, o treino de classificação deverá ter lotes reduzidos de eliminação nas knockout zones do Q1 e do Q2.

Em reunião, os comissários esportivos do GP dos EUA chegaram a especular a possibilidade fundir as duas qualificações – como apenas 18 carros disputarão a corrida, oito carros seriam eliminados em um primeiro estágio, com dez disputando a pole position.

No entanto, a sugestão de Charlie Whiting, diretor de provas, ganhou mais força e deverá ser acatado. Segundo Whiting, quatro carros serão eliminados no Q1, com outros quatro eliminados no Q2. O aval dos organizadores da prova deve sair ainda nesta quinta-feira.

Caso a proposta seja aprovada na reunião em Austin, é bem provável que apenas três carros sejam eliminados na pista durante o Q1. O alemão Sebastian Vettel já sinalizou que deverá trocar o motor de sua Red Bull, abrindo mão do treino de classificação e largando dos boxes para evitar uma punição de até dez posições no grid.

Fórmula 1