Topo

Fórmula 1

Para Prost, críticas feitas por pilotos e equipes em 2014 afastam fãs da F1

Francês diz que críticas internas às novas regras tiraram interesse de torcedores - Jon Super/AP
Francês diz que críticas internas às novas regras tiraram interesse de torcedores Imagem: Jon Super/AP

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 08h35

A Fórmula 1 paga o preço pela negatividade gerada internamente no começo da temporada. Pelo menos, é o que afirma Alain Prost, tetracampeão da categoria, que diz que as críticas feitas meses atrás às novas regras e à falta de barulho dos motores causaram um dano que ainda não foi totalmente recuperado junto aos fãs.

”O que eu não gostei no começo do ano foi o número de críticas, mesmo dentro da Fórmula 1”, disse Prost, em declarações ao site da revista Autosport. “Era uma imagem muito, muito negativa para a Fórmula 1. De alguns pilotos e alguns proprietários de equipes”, acrescentou o francês.

Ainda segundo Prost, a decisão a respeito das novas regras para a temporada 2014 foi tomada “há muitos anos”, de maneira correta. “A situação econômica há quatro anos não era a mesma de hoje em dia. Mas você tem que aceitar isso – e mesmo se não é perfeita, todos têm que apoiar o projeto.”

O ex-piloto de McLaren, Renault, Williams e Ferrari acredita que o novo regulamento - que afeta principalmente os novos motores turbo - ainda não caiu no gosto dos fãs, justamente em decorrência das críticas internas. “Eu fiquei um pouco desapontado por não termos conseguido explicar por que isso foi feito, e como isso deu certo”, diz Prost, representante dos motores Renault.

O francês ainda se mostrou decepcionado com a percepção dos fãs, menos interessados na tecnologia da Fórmula 1 do que eram há 30 anos. “Quando você tinha carros com efeito-solo, motores turbo e fibra de carbono, todo mundo estava pensando: ‘estamos melhorando as coisas, com novas coisas, e isto é interessante’. Hoje, estou decepcionado”, disse.

Fórmula 1