Topo

Fórmula 1

Comissários apontam quebra de regulamento, mas descartam punição a nanicas

Ausentes nos EUA, Marussia e Caterham desobedecem regra, mas não serão punidas - REUTERS/Samsul
Ausentes nos EUA, Marussia e Caterham desobedecem regra, mas não serão punidas Imagem: REUTERS/Samsul

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 12h00

A Caterham e a Marussia escaparam de uma punição inicial pelas ausências nos Grandes Prêmios dos Estados Unidos e do Brasil da temporada 2014 da Fórmula 1.

Nesta quinta-feira, os comissários da FIA anunciaram que o regulamento não permite a “falta” nas corridas, embora as duas equipes aleguem contar com o aval de Bernie Ecclestone, diretor executivo da Formula One Management (FOM). Mesmo assim, decidiram não punir as duas equipes.

Segundo o artigo 13 do regulamento esportiva da F1, as equipes inscritas na temporada devem “participar de cada evento com o número de carros e pilotos inscritos”. Ausentes nas duas próximas provas e sem vistorias nos carros, as equipes deverão passar por uma nova avaliação do presidente da FIA, o francês Jean Todt.

”Tendo em consideração os requerimentos do artigo 13 do regulamento esportivo da Fórmula 1 2014, em partigular ao artigo 13.2 (f), e o registro aceito pela FIA em acordo com o apêndice 2 do regulamento esportivo, os comissários decidiram que (as equipes estão) em uma brecha do regulamento”, diz o documento divulgado pelos próprios comissários.

No entanto, segundo a nota, “os comissários decidiram ainda não impor nenhuma penalidade”. O caso agora será avaliado por Jean Todt.

Fórmula 1