Topo

Fórmula 1

GP dos EUA testa "safety car virtual" para diminuir riscos em acidentes

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 15h44

O Grande Prêmio dos Estados Unidos contará com um “satefy car virtual” para evitar acidentes como o sofrido pelo francês Jules Bianchi (Marussia) no Grande Prêmio do Japão. A informação foi divulgada pelo site da BBC, que diz que a novidade será testada e avaliada nos treinos livres desta sexta-feira.

O sistema tenta diminuir a velocidade dos carros que passam pela região de um acidente. A possibilidade de contar com “limitador de velocidade” já havia sido levantada antes do Grande Prêmio da Rússia pelo próprio Charlie Whiting, diretor de corridas e delegado de segurança da FIA.

Em caso de acidente, os pilotos terão sua velocidade reduzida em 35% do esperado em comparação a um carro em volta sobre pista seca. Caso os pilotos excedam a velocidade permitida, disponibilizada nos volantes dos carros, serão penalizados.

Atualmente, a Fórmula 1 exige que os pilotos diminuam a velocidade e registrem voltas acima de um tempo anunciado para a entrada do safety car em caso de acidente. O teste nos Estados Unidos servirá para a FIA estudar a possibilidade de adotar a medida em caráter oficial no próximo ano.

Jules Bianchi, protagonista do acidente no Japão, segue hospitalizado no Japão. O painel da FIA que investiga o caso deverá anunciar seu relatório oficial em 3 de dezembro.

Fórmula 1