Topo

Fórmula 1

Alonso diz ter sorte por escolher equipe. Mas McLaren quer apressar escolha

Espanhol faz jogo duro com McLaren e diz ter portas abertas em diversas equipes - Getty Images
Espanhol faz jogo duro com McLaren e diz ter portas abertas em diversas equipes Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/11/2014 10h32

Fernando Alonso é um piloto de sorte – e sabe disso. Contratado pela Ferrari até o fim de 2016, pode escolher neste momento se permanecerá na equipe de Maranello ou se assinará com a McLaren para correr em 2015. E, por enquanto, não tem pressa para definir seu destino.

Em São Paulo, onde disputa o Grande Prêmio do Brasil deste final de semana, Alonso se disse “extremamente sortudo e privilegiado” por considerar as portas “de certa forma” abertas em praticamente todas as equipes da categoria. Além de cotado em McLaren, Mercedes e Williams, até mesmo Force India, Lotus disseram, sem compromisso, que gostariam de contar com o bicampeão.

”A Fórmula 1 é um esporte complexo, e você nunca sabe como as equipes estarão no próximo ano”, disse o espanhol. “Acho que você precise ver as melhores possibilidades por aí. Sinto-me extremamente sortudo e privilegiado por escolher, de certa forma, onde quero ir”, completou.

No discurso, Fernando Alonso deu a entender que sua situação para 2015 é confortável, e que pode jogar duro para estabelecer algumas regras em seu contrato – caso contrário, procurará assento em outros carros. O acerto com a McLaren pode ser anunciado já na próxima semana.

”Tenho portas abertas em muitos lugares. Tenho visto a dificuldade em muitas equipes menores, com alguns pilotos brigando por vagas ainda hoje. Tenho sorte por não ter estes problemas. Tenho sorte por mais ou menos poder escolher onde vou”, repetiu.

No entanto, a McLaren – principal interessada em um anúncio com Alonso – parece ter pressa para anunciar Alonso. O chefe de corrida da equipe, Eric Boullier, quer que o time anuncie seus titulares nos próximos dias, antes do GP de Abu Dhabi.

”Entre Brasil e Abu Dhabi (23 de novembro), queremos uma decisão de Fernando”, disse Boullier, segundo o jornal alemão Bild. O espanhol, porém, pareceu irritado e disse não haver prazos para decidir nada.

”Numa semana, a McLaren diz uma coisa. Na outra semana, é a Lotus. (Gerard) Lopez (dono da equipe), dizendo que conversava comigo sobre o future – o que é verdade, mas não para a Fórmula 1, e sim para outro projeto que temos juntos”, disse Alonso. “Todo dia há um rumor. Hoje mesmo, li que comprei a Marussia por US$1, o que absolutamente não é verdade. É sempre a mesma coisa”, completou.

Fórmula 1