Topo

Fórmula 1

Marussia sucumbe à crise financeira na F1 e encerra atividades

Equipe russa deixa a categoria, mas pode continuar em 2015 como Manor F1 -  AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA
Equipe russa deixa a categoria, mas pode continuar em 2015 como Manor F1 Imagem: AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA

Do UOL, em São Paulo

07/11/2014 11h18

A equipe Marussia está deixando a Fórmula 1. Nesta sexta-feira, a escuderia deixou de pagar seus compromissos financeiros e abandonou as possibilidades de voltar à categoria.

Sem o apoio financeiro da Marussia Motors, montadora russa que dá nome ao time, a Marussia deixou de correr os Grandes Prêmios de Estados Unidos e Brasil. A expectativa era que o time, sob administração financeira judicial, retornasse em Abu Dhabi – possibilidade descartada nesta sexta-feira.

"Os administradores acabam de encerrar as negociações pela equipe Marussia e, infelizmente, nós tivemos que liberar os empregados restantes", disseram os administradores da escuderia em comunicado oficial. Segundo a nota, o grupo não tinha "uma operação sustentável ou estrutura financeira" para manter as atividades.

Geoff Rowley, um dos atuais administradores, anunciou o adeus da Marussia à categoria. “É lamentável que um negócio com tantos admiradores no Reino Unido e no mundo todo tenha que encerrar seus negócios e fechar as portas”, disse.

"Embora a equipe tenha feito significativo progresso em curto período de tempo, manter uma equipe de F1 exige constantes investimentos. Infelizmente, nenhuma solução foi encontrada para permitir que os negócios continuassem", acrescentou.

A Marussia conversava com pelo menos dois grupos de investidores que demonstraram interesse em assumir o controle do time. No entanto, como nenhum deles depositou as garantias financeiras até esta sexta-feira, prazo final para a negociação, a escuderia se viu obrigada a fechar as portas, demitindo mais de 200 funcionários.

Ainda há incerteza a respeito da vaga da Marussia na temporada. O time está inscrito em 2015 com seu nome original, Manor F1, e pode disputar a categoria com o apoio de novos patrocinadores.

Fórmula 1