Topo

Fórmula 1

Webber detona tudo na F1: pneus, pilotos patrocinados, chefão e até novato

Australiano criticou dirigentes e pilotos, sem mostrar saudades de correr na F1 - VALDRIN XHEMAJ / EFE
Australiano criticou dirigentes e pilotos, sem mostrar saudades de correr na F1 Imagem: VALDRIN XHEMAJ / EFE

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 09h25

Mark Webber não gosta do que vê na atual Fórmula 1. O australiano, que esteve na categoria entre 2002 e 2013, disputa atualmente o Mundial de Endurance pela Porsche, e faz diversas críticas para sua antiga categoria, na qual correu por equipes como Minardi, Jaguar, Williams e Red Bull.

Webber não poupou ninguém em suas críticas, feitas ao jornal austríaco Salzburger Nachrichten. Falou da falta de competitividade, da situação financeira das equipes médias, e até de pilotos que nem estrearam, como o holandês Max Verstappen.

”Isto não é a Fórmula 1 à qual todos nos acostumamos”, disse Webber. “Acho muito, muito interessante quando Bernie Ecclestone (diretor executivo da Formula One Management) diz que não precisa de uma audiência jovem.”

A temporada pouco competitiva da Ferrari também foi alvo de avaliações pouco elogiosas do australiano.

”Olhe para Kimi (Raikkonen). Isto não é correr. Se você pudesse pilotar carros no limite, ele estaria lá, com uma volta mais rápida atrás da outra. Ele está completamente frustrado”, disse Webber.

Webber, no entanto, defendeu o finlandês e apontou o campeão mundial de 2007 como um dos pilotos capazes de atrair o público para a categoria. O mesmo, no entanto, não pode ser dito de Max Verstappen, holandês que estreará na Toro Rosso em 2015.

“Não estou certo se as pessoas querem pagar 400 euros por um ingresso para ver um piloto de 17 anos”, disse o australiano, sem citar diretamente Verstappen.

“Já tivemos outros casos (de jovens pilotos), como Fernando (Alonso) ou Kimi (Raikkonen), mas estes eram casos muito especiais. Os carros eram muito mais difíceis de pilotar, especialmente fisicamente. A probabilidade de falhar era maior”, completou.

Os pilotos que pagam para correr também não escaparam do australiano. Para ele, bons pilotos das categorias de base estão sendo deixados de lado para que as equipes, com a corda no pescoço, convoquem jovens que levam patrocinadores.

”Estes pilotos pagantes… Você deveria ter absolutamente os melhores pilotos na F1, mas alguns caras que deveriam estar ali não podem pagar 400 mil euros por um dia de testes”, afirmou, sem citar nomes.

A avaliação de Webber é dura. Para ele, a Fórmula 1 perde popularidade com gastos elevados, pilotos sem experiência e pouca competitividade.

”É quase constrangedor quando um carro de F1 sai dos boxes. É como uma GP2 um pouco mais forte. Não é a Fórmula 1 que nos acostumamos a ver”, disse. “Já tem alguns meses desde que vi uma corrida inteira pela TV pela última vez. Depois do GP do Brasil, eu estava ouvindo no rádio do carro, e 85% do que eles falarvam era sobre pneus. É frustrante para pilotos e para fãs”, completou.

Com tantas críticas, Webber mostra não sentir saudades da Fórmula 1. “Preciso dizer que há coisas mais importantes que a F1 no momento”, analisou.

Fórmula 1