Topo

Fórmula 1

Caterham tem três semanas para encontrar comprador e garantir sobrevivência

Equipe busca um comprador para assegurar presença na Fórmula 1 em 2015 - Andrew Hone/Getty Images
Equipe busca um comprador para assegurar presença na Fórmula 1 em 2015 Imagem: Andrew Hone/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 09h10

A Caterham garantiu sua permanência no Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2014 da Fórmula 1. No entanto, a sobrevivência da equipe e o retorno às pistas em 2015 ainda são incertas.

A partir desta segunda-feira, a Caterham tem três semanas para encontrar um comprador que assegure sua permanência na F1. O administrador legal da equipe, Finbarr O’Connell, mostra apreensão com os próximos dias, ao mesmo tempo em que recebe três potenciais grupos de investidores no Circuito de Yas Marina.

”Se (o time) vai ser comprado e vai continuar correndo da mesma maneira que corre agora, acho que as próximas semanas são cruciais. Os funcionários vão embora, e a equipe não existirá como existe hoje”, disse O’Connell em entrevista à emissora britânica Sky Sports. “Então, estou pressionando esses possíveis compradores para agirem neste pequeno espaço de tempo”, completou.

A Caterham entrou em administração legal no mês de outubro, diante de uma grave crise financeira. No entanto, ausente dos GPs dos Estados Unidos e do Brasil, o time conseguiu uma sobrevida financeira, graças ao crowdfunding – uma vaquinha virtual, que bancou parte das dívidas de 2,35 milhões de libras, ou R$ 10 milhões. Agora, precisa de novos investimentos para disputar a temporada de 2015.

”Há também um espaço de tempo para pessoas que querem começar uma equipe de Fòrmula 1 que podem adquirir o prédio, o equipamento e começar de novo”, disse O’Connell, em referência à intenção de compra da Forza Rossa, equipe romena aprovada para estrear na categoria em 2015.

”Isto pode acontecer nos próximos meses, mas não é tão bom do ponto de vista dos empregados, que provavelmente vão em frente em busca de outras coisas que podem surgir”, completou o administrador, assegurando que o número de interessados na compra da equipe aumentou nos últimos dias – entre eles, dois grupos do Oriente Médio e uma “grande corporação”.

Fórmula 1